domingo, 3 de outubro de 2021

JESUS DOS DOMINGOS

 

JESUS DOS DOMINGOS – José Vanin Martins

Marcos Mc 10,2-16 –  A UNIDADE CONJUGAL

 

                Agora Jesus já se encontra na terra da Judéia; terra do Governador Herodes Antipas, (Mc 10,1)  o mesmo que havia assassinado João Batista. Na tentativa de colocarem Jesus, em “maus lençóis”, diante de uma grande multidão, OS FARISEUS perguntam: «Pode um homem repudiar a sua mulher?»; Herodes tinha repudiado sua esposa. Jesus com sua sabedoria devolve pergunta: «Que vos ordenou Moisés?» responderam: «Moisés permitiu que se passasse um certificado de divórcio, para se repudiar a mulher».

Jesus disse-lhes: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei. Mas, no princípio da criação, 'Deus fê-los homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne'. Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu».

Jesus, novamente desmascara os fariseus: «Foi por causa da dureza do vosso coração que ele vos deixou essa lei”. O machismo não permitia que a mesma lei também servisse para a mulher.

Toda e qualquer rejeição é uma forma de machismo. Jesus se aborreceu quando os apóstolos, ainda machistas, tentaram impedir que as crianças se aproximassem dele. O machismo impede a valorização da mulher, da criança e dos “diferentes”, como, se apenas o homem tivesse o privilégio de ser “igual” a Deus.

O AMOR se antecipa a toda e qualquer lei e alicerça a unidade conjugal, a melhor segurança, para o crescimento e a maturidade dos filhos. A unidade conjugal é o aconchego necessário para a maturidade do amor.

O machismo, é toda e qualquer maneira de superioridade que se dá ao homem sobre a mulher. A Igreja católica com a lei do celibato clerical reforça o poder do homem sobre a mulher..., e é bem aceita pela maioria dos celibatários, que tiram algum proveito dessa pretensa superioridade.

 

Participo aos domingos da missa das 10,00. do Pe. JÚLIO LANCELOTTI pelo you tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário