terça-feira, 5 de outubro de 2021

cooperação - amar o melhor caminho

 

41- AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins

****************************************************************************************

SÉRIE  D-01  10º.  PRINCÍPIO:  1 –A ESSÊNCIA DA FAMÍLIA REPOUSA NA COOPERAÇÃO, NÃO SÓ NA CONVIVÊNCIA  – PRINCÍPIO COOPERADOR

EU-

Eu nasci porque antes existiram meus pais que à modo deles me quiseram. Os meus pais são o que foram, são o que são e consciente ou inconscientemente me tornaram naquilo que sou. Agora adulto, posso fazer as mudanças necessárias, mesmo que me custam; mais ainda, agora com novos conhecimentos não posso cair nos erros de educação que meus pais tiveram.

Estou às duras penas, aprendendo que ninguém muda ninguém, nem mesmo meus filhos. Eles já nasceram depois que sugaram e vivenciaram a partir do seio materno e na família, até os cinco primeiros anos, os sentimentos de amor ou de rejeição, de alegria ou de peso, de esperança ou de medo, de compreensão ou de brigas..., É um passado já construído segundo aquilo que eu, minha esposa e família pudemos oferecer com os recursos que tínhamos. Grande parte do que eles são e sentem tem suas profundas raízes nesses primeiros cinco anos de vida.

Agora, adulto, mais consciente quero me mudar para me tornar melhor. Ser mais otimista, alegre, compreensivo, tolerante, agradecido e tantas outras qualidades que me tornarão mais afável, acolhedor, incentivador... Para me tornar uma pessoa mais maravilhosa, tenho também a responsabilidade de burilar meu temperamento administrando a raiva, a impetuosidade, a indiferença e a tristeza. Quero deixar de me considerar vítima para me tornar responsável por todas as minhas atitudes.    Quero tornar-me uma pessoa de agradável convivência, solidário e otimista. 

 

AVALIAR:

- Até onde sou responsável pelo ambiente negativo ou positivo dentro de casa.

- Sei claramente em que posso melhorar e no que preciso me corrigir?  Sei perdoar antes de condenar?

- Com meu modo de ser, melhoro, a minha casa e o meio ambiente onde vivo?

- Qual a principal mudança que preciso fazer para melhorar a minha qualidade de vida:

 

AGIR:

- Aprender agir com humildade e mansidão.

- Saber ouvir antes de corrigir; saber corrigir sem nunca ameaçar.

- Saber perdoar antes de condenar.

- Saber-se perdoar, perdoar meus pais e aceitar avida como ela é.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário