terça-feira, 13 de julho de 2021

TOMADA DE ATITUDE - 3

 

27-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins

****************************************************************************************

SÉRIE  D-01  7º.  PRINCÍPIO:  3 –TOMAR ATITUDE GERA CRISE

EU E MINHAS TOMADAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

VER –

1.      Qual a tomada de atitude que é a mais importante seja na família, seja na sociedade, seja onde estiver? É o controle de minha fala. Saber conversar e saber a hora certa de conversar.  A família deve ser o laboratório da aprendizagem da conversação. Para expressar o que penso uso do coração, da boca e da língua. FALAR é a maneira mais comum e mais usada para toda e qualquer comunicação. A FALA é tão comum, é tão necessária, é tão usada que acabo falando sem pensar. Minhas palavras tornam-se ora vazias, ora provocadoras, ora machucam e nem sempre fazem o bem.

2.      A fala mal dita é aquela que machuca e depois de falada é difícil de ser corrigida. A minha fala pode ser mentirosa, cínica, maldizente, vulgar, vazia, tornando-se destrutiva.  Ao contrário minha fala também pode ser verdadeira, simples, amável, sábia, com discernimento e construtiva. A fala é o instrumento que posso usar para valorizar, elogiar, aliviar, entusiasmar, reerguer. A fala deve sempre ser usada para o bem. O segredo do bem falar é O BEM OUVIR. Ouvir com paciência, sem pressa em responder, ouvir até o fim, ouvir sem fazer julgamentos e se preciso, nada responder, para ter tempo de pensar no que deve falar.

3.      Jesus me deixou um alerta: a boca fala daquilo que o coração está cheio (Mt 12,34). A minha boca testemunha para meus filhos que estou cheio de confiança, de gratidão, de esperança, de alegria, pela sua vida, pelo presente de Deus que ele me representa?! Minha fala expressa o que penso e o que o coração sente?... Ou sou mentiroso? A casa se torna um ambiente gostoso de viver quando pai e mãe aprendem usar bem da fala, da língua para construírem um bom e verdadeiro relacionamento entre todos os da casa. TOMADA DE ATITUDE COM A FALA, EXIGE UMA TOMADA DE ATITUDE NA FONTE QUE É O CORAÇÃO.

4.      Antes do exercício da fala devo fazer o exercício do olhar e da escuta. Olhar e escutar com sabedoria, misericórdia, compreensão, ternura, perdão. O outro tem suas riquezas, é sempre um diamante em processo de lapidação. Ele mesmo precisa-se descobrir e posso com a minha fala ajuda-lo a se revelar.    

 

AVALIAR

5.      - Como exercito a fala dentro de casa?

- Como exercito a fala fora de casa?

- Quando o outro fala deixo-me influenciar?

- Já percebi que falo daquilo que o meu coração está cheio?

- Quantas crises já criei por não saber falar?

 

AGIR

6.      - Exercitar-me em ouvir até o fim a fala do outro.

- Ao ouvir, tenho paciência de passar tudo, pelas três peneiras de Sócrates:

     1. É a VERDADE, ACONTECEU O que você me diz?

     2. É NECESSÁRIO PARA QUEM o que você me diz?

     3. É para o BEM DE QUEM o que você me diz?

            Em tempos de politiquice é indispensável para evitar fake News. (mentiras)

- Por uma semana falar só o bem a respeito do outro.

- Ser verdadeiro e construtivo em toda fala que fizer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário