quarta-feira, 14 de julho de 2021

16- ASSIM NASCEU O IAJES

 

LEMBRANÇAS E REFLEXÕES   José Vanin Martins

16-   ASSIM NASCEU O IAJES

Para focar melhor as lembranças, primeiro vou me lembrar dos passos dados no Pereira Jordão e depois em Nova Independência. Os Conselhos de administração e de pastoral criaram o IAJES= Instituto administrativo da paróquia Jesus Bom Pastor com o objetivo de realizar a promoção humana. Em out/70, foi registrado em cartório como pessoa jurídica e em Nov/70 foi registrado na Secretaria de Promoção Social –SP.

Coloco o retrovisor nas lembranças de 1970 do Pereira Jordão; foi um ano bastante produtivo. Já em janeiro, foram formadas as duas equipes de Promoção Humana e Evangelização.

A Equipe de Promoção Humana, começou em junho, a mobilização dos moradores do bairro para a conquista de abertura de ruas, saneamento básico (água encanada), iluminação das ruas, cursos de alfabetização de adultos (MOBRAL) e o de madureza (acesso aos cursos ginasial e colegial. Os jovens escolheram o Edson, o Muniz e o C. Roberto para serem seus representantes na Equipe de Promoção Humana.

- No dia 26 comemoramos a 1ª festa do Padroeiro, que contou com a presença de D.Pedro Paulo.

Em Agosto o prefeito comparece no Salão comunitário para anunciar a aprovação do MOBRAL e um não, para as demais reivindicações. O Curso do MOBRAL contou com 30 adultos e o de madureza, a média de 100 jovens com professores voluntários.

Para as demais melhorias, a mobilização continuou, fazendo um baixo assinado no bairro; só em maio de 71 conseguem levar até o bairro o Sr.JOÃO DANTAS, gerente da CESP em Andradina, para reforçarem o pedido pela iluminação pública e de muitas residências. Em junho de 71, um grupo com mais de 30 moradores vão até o prefeito, Miguel Cury, para reforçarem o pedido pelas melhorias no bairro. Só em dez/71 o PJ foi iluminado e a partir dessa data, continuando a mobilização, começaram chegar a conta gotas as demais benfeitorias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário