domingo, 18 de julho de 2021

JESUS DOS DOMINGOS

 JESUS DOS DOMINGOS

27/06/2021 > MARCOS 6,30-34
Marcos, um pouco antes, (Mc 6,7) escreveu que Jesus tinha enviado seus doze discípulos, dois a dois para uma missão. Agora ele nos fala da volta dos doze dessa missão e, já os chama de Apóstolos. Eles contaram para Jesus tudo que tinham feito e ensinado. (Mc 6,30) A prática de Jesus e dos apóstolos estava atraindo muita gente interessada em ouvir ou pedir alguma coisa, e eles não tinham tempo nem para comer.
Jesus, sentiu a necessidade de ficar só, ele e seus discípulos, seja para descansar, seja para orientar melhor o que teriam de fazer. Foram sozinhos de barco a um lugar deserto. Não teve jeito; muitas pessoas correram a pé pela margem e chegaram lá antes deles. Marcos diz que só Jesus, saiu do barco; penso que os apóstolos ficaram no barco e foram descansar ou pescar.
Jesus teve compaixão daquela gente, porque pareciam ovelhas sem pastor. Pastores eram as autoridades religiosas e civis que só exploravam o povo. Pelo que lemos, Jesus se lembrou do profeta Jeremias, (Jer 23,1-8) que teve igual compaixão do povo sofredor. Marcos deixou escrito, que por essa ocasião, Jesus ensinou muitas coisas. O que teria Jesus ensinado? Os apóstolos não estavam presentes e, portanto, não ouviram os ensinamentos de Jesus. Na minha imaginação, Jesus teria falado do amor e da necessidade da partilha, digo isso pelo que continua sendo narrado depois.
FICO A PENSAR:
1. As lideranças religiosas de hoje, sentem compaixão do povo? Como se manifesta essa compaixão.
2. Na mão dupla do trabalho missionário, primeiro os apóstolos vão, de preferência dois a dois pelos caminhos e pelas casas; depois é muita gente que vem ao encontro deles e de Jesus. Isso acontece nos dias de hoje?
3. O descanso é sagrado para todos os trabalhadores, incluindo os religiosos.
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário