segunda-feira, 19 de julho de 2021

ESCOLHA DE LUGAR

 

  

1-      ESCOLHA DE LUGAR

José Vanin Martins

 

            Não estou em cima do muro. Busco fazer minhas escolhas a partir de uma visão libertadora que a Bíblia e meu guru, Jesus, me indica.                                               

            Tenho por costume, expor-me, escrevendo e publicando os meus pensamentos, minhas reflexões, meus estudos e meus posicionamentos.

            A cada momento procuro antes refletir para depois me decidir.  Uma coisa é certa, sempre procuro definir me a favor dos excluídos, pobres, marginalizados, porque assim vejo que foi a ESCOLHA de Jesus. Admiro e torço para aqueles que que se colocam nessa mesma ESCOLHA. Tento apoiar candidatos que tenham uma visão mais social da riqueza, capaz de promover uma cobrança dos impostos de maneira equitativa e aplicar o resultado dessa cobrança através de bens sociais e distribuição de renda também equitativa.

            Detesto os fake News, os “xingamentos” que muitos usam em defesa de suas escolhas. Não me sinto bem, quando “rotulam” o empobrecido de vagabundo. Como Maria, mãe de Jesus, oro para que Deus derrube os poderosos de seus tronos, tire o dinheiro do bolso dos ricos para salvar a dignidade da pessoa humana, que está endividada, empobrecida e marginalizada. (Lc 1,51-53) Essa é a maneira de Deus mostrar sua bondade.  Com esse pensamento tento ser coerente em minha prática.

            Esse modo de pensar não me tira o respeito, o amor e a compaixão que tenho para com todos os que são ou estão ricos. Tenho alguns amigos ricos, o que não me impede tomar posição em favor dos empobrecidos e injustiçados; eles usam de sua riqueza, dando uma função social e solidária como Mateus, José de Arimateia e algumas das mulheres que seguiam Jesus. (Lc 8,1-3) Ainda busco a construção de uma sociedade que procure se assemelhar ao exemplo das primeiras comunidades cristãs que viveram a utopia proposta por Jesus. (Atos 2,43-47; 4,32-36)  A utopia é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário