segunda-feira, 26 de julho de 2021

PARTILHA DO PÃO

 

ESUS DOS DOMINGOS

João 6,1-151> A PARTILHA DO PÃO

Na semana passada. Marcos nos conta que os discípulos a partir de um pedido de Jesus saíram de barco com ele, para descansarem. João diz que foram para a outra margem do lago, chamado Tiberíades. Enquanto, descansavam, Jesus os deixou e foi a sós para a montanha e o povo, logo foi atrás. Marcos, se lembra que Jesus passou o dia todo ensinando. O que Jesus ensinou?

Nem Marcos, nem João registraram os ensinamentos de Jesus. O que ficou registrado foi a compaixão de Jesus pelo povo que era como ovelhas sem pastor. (Mc 6,34)  Jesus viu a fome do povo e, depois de todos os seus ensinamentos, quando os discípulos já tinham chegado Jesus pergunta para Filipe: “onde vamos comprar pão para eles comerem?” Jesus estava testando Filipe, pois sabia muito bem o que ia fazer.

A partir da resposta financeira, capitalista o dinheiro sempre será insuficiente para o povo ter comida. Filipe até fez o cálculo: «Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.» Até hoje, o salário não dá para a comida do mês.

Jesus queria saber se o que ele tinha ensinado, sobre o amor e partilha, dava resultado. Um menino que tinha cinco pães e dois peixes, chama André e oferece o que tem. Jesus manda organizar o povo, fazendo que se sentasse na grama. Aceita a oferta do menino e agradece a Deus a partilha desses peixes. O povo motivado, começa também a partilhar o que tinha trazido como lanche para passar aquele dia junto de Jesus. Havia tanto que ainda sobraram doze cestos.

FICO A PENSAR

1-      Os evangelhos, por seis vezes, registraram essa passagem onde Jesus, tem compaixão do povo e manda que os discípulos deem de comer ao povo. Jesus estaria ensinando que quem evangeliza deve também organizar o povo para a partilha?

2-      Como deve ser realizada a missão de partilhar o pão em nossas comunidades?

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário