quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

1- JESUS NÃO É CATÓLICO NEM PROTESTANTE

 

JESUS QUE EU CONHEÇO

NÃO É CATÓLICO, NEM PROTESTANTE

José Vanin Martins – Fev 2021

 

            Não quero chover no molhado. Quero escrever sobre Jesus, o do evangelho, o caminheiro das estradas da Palestina. Quero escrever o que meus olhos e meu coração descobriu. Confesso que é um Jesus bem diferente daquele que continua sendo falado, escrito por parte de muitos que se dizem cristãos. Desde quando me conheço como gente, já estou na casa dos oitenta, tenho ouvido falar dele.

            Começaram-me falar de um Jesus para quem tudo era pecado. Falaram-me de Jesus que morreu na cruz para perdoar nossos pecados..., mas não me falaram daqueles que condenaram e mataram Jesus. Por que Jesus teria sido condenado? – Contentava-me com a resposta que era para perdoar os pecados. Quais pecados?

            Li e reli o evangelho dezenas de vezes e, agora com oitenta anos ouso falar, escrever de um Jesus que se revela em grupos, que como ele, lutam pela libertação do povo; em grupos, que como ele, teimam em querer criar comunidades. Esses grupos quase nunca são bem vistos pelos condutores de Igrejas, sejam católicas ou evangélicas.

            A minha primeira descoberta é que ele também não foi bem visto pela igreja e sinagogas de seu tempo. Queria ele acabar com as igrejas ou com os condutores delas? Como foi o comportamento de Jesus com as autoridades civis? Foi lendo e relendo os evangelhos que pouco a pouco fui descobrindo um outro rosto de Jesus.

            Se toparem, semanalmente,  vamos trocar conversas e quem sabe dessas conversas possa acontecer um novo jeito de caminhar, como ele caminhou.

            Antecipadamente agradeço aqueles que se manifestarem desejando esse tipo de prosa e de escrito.

 

                        Quem sou eu? Para aqueles que não me conhecem, sou um padre casado,

            “não contagioso”, pai de família e que tenho a minha história. Querem conhece- 

            la?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário