sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

É TEMPO DE COVID - É TEMPO DE FALAR

É TEMPO DE COVID – É TEMPO DE FALAR

José Vanin Martins – Jan 2021

 

            Quis ficar calado. Muitos me aconselharam. Você não vai mudar o mundo. Mesmo sabendo de tudo isso, acordei às 03,00 e, um pensamento já estava acordado à mais tempo. O pensamento que me acordou foi o das crenças. Há crenças limitantes e há crenças fortalecedoras. Veio-me então a pergunta: qual é a crença que impede o povo de lutar e defender seus direitos?

            Ouvi a seguinte estória: “Na frente de um posto de gasolina tinha um cachorro deitado e gemendo. Alguém ficou com “dó” e perguntou: -Por que esse cachorro geme tanto? O frentista do Posto respondeu: -É porque ele está deitado em cima de um prego. -E por que ele não se levanta, perguntou admirada a mulher. O frentista respondeu: -Penso que é porque a dor ainda é suportável, então ele acha melhor não se mexer, com medo, que a dor se torne maior ainda!” É uma fábula?

            Por que a população empobrecida do Brasil que aumenta a cada ano não se revolta contra sua situação? Qual a crença que amortece a dor e tira a vontade de lutar? Penso que tem muitas crenças, por detrás de tanto sofrimento. Apresento algumas:

- Medo de lutar e a situação piorar mais ainda.

- Crença que, Jesus que também sofreu com os pregos da cruz vem nos salvar.

- É pecado se revoltar por causa da pobreza.

- O governo é bom e dá até a bolsa família e temos que ficar agradecidos.

- A desigualdade sempre existiu; é preciso o trabalho para ter o pão nosso de cada dia. Se parar de trabalhar fica pior ainda.

            Você encontra outras respostas? Na bíblia você encontra alguma resposta?

            Devo-me calar ou devo confiar, esperançar que compreendendo melhor o projeto de Deus, os “crentes” vão encontrar uma melhor solução para acabar com tanta desigualdade e sofrimento ou, tudo isto é vontade de Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário