quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

RAÍZES CULTURAIS

RAIZES CULTURAIS

José Vanin Martins – Janeiro 2021.

 

            Quem sou eu? Quais são as minha raízes? Quais são meus princípios? Quais são meus valores? Sou o resultado do que foi meu passado, da cultura, dos valores, dos princípios, da educação e das crenças de meus pais, de meus avós, do meio social onde nasci e me criei. São as minhas raízes culturais.

            Nas minhas raízes culturais tem muito peso as minhas crenças, com as quais construí a minha verdade e a minha história, independente da realidade. São as minhas crenças pessoais que se tornam verdades das quais dificilmente me desligo. É como se formassem a minha identidade. As crenças negativas impedem meu crescimento e as positivas elevam a minha autoestima e meu crescimento. Assim também acontece com meus filhos.

A plantação de minhas crenças podem ter acontecido num ambiente afetivo ou hostil, ainda no ventre materno e a plantação foi aumentada e regada principalmente na infância. A família, o meio ambiente tornou-se a estufa onde criaram raízes e cresceram.

O que é plantado na primeira infância é determinante.  Pouco a pouco, cada qual faz sua própria semeadura. O evangelho diz: nem tudo que é plantado é boa semente; há muita erva daninha; tudo cresce junto (Mt 13,24-30). É preciso crescer, ter maturidade e sabedoria para separar o bem do mal.

As crenças motivam meus pensamentos, comportamentos e atitudes. Há   uma série de crenças limitantes e estimulantes. As crenças são como imãs: você crê em uma verdade e ela se torna real. Se você crê que a vida é difícil, ela se torna difícil. As crenças plantadas:    

 

CRENÇAS LIMITANTES:

 

Você é incompetente”

“Você deixa todo mundo triste”

“Você é preguiçoso”

“Você é burro”

“Você nunca consegue nada”

 “Você é um fracasso”

“Ninguém ama você”

“Você só sabe ser enganado.

“Você não dá conta de aprender”.

“Você só atrapalha”

“Você não dá conta de nada” 

“Nunca vai conseguir dinheiro”

“Você não sabe fazer nada perfeito”

 “Você não consegue organizar”

“Você já é velho para isso”.

“Você não tem futuro”

“Você vai mal, porque não busca Deus”

 

CRENÇAS ESTIMULANTES:

 

“Você dá conta. Você é capaz”

“Você está bem e vai ficar melhor”

“Seu tempo é valioso, precioso”

“Você merece. Você é trabalhador”

“Você é honesto e tem dignidade”

“Você é criativo”; toma iniciativa”

 “Você dá conta de seus estudos”

“Você dá conta de sua vida”

“Você é capaz de fazer coisa melhor, é errando que a gente aprende”

‘‘Amanhã tudo será melhor”

“Você está disposto e acredita na vida”

“Você é muito prestativo, parabéns”

“Você é muito importante”

“Você sabe começar e terminar”

“Você não espera mandar”

“Você sabe buscar o melhor: DEUS”

 

 

            QUAIS CRENÇAS PREVALECEM EM MINHAS RAÍZES?


Nenhum comentário:

Postar um comentário