segunda-feira, 20 de julho de 2020

VIRA ESSA BOCA PRA LÁ - 3

SE FOSSE HOJE   (3)

“VIRA ESSA BOCA PRA LÁ”

José Vanin Martins – julho 2020

 

      Em conversa com um amigo sobre a COVID19, comentava sobre o grande número de mortos e, mais ainda, já está levando alguns de nossos companheiros; quem poderia ser o próximo? Nós que estamos na faixa dos setenta para cima? Ele não gostou da pergunta e foi logo dizendo: “vira essa boca pra lá”.

      Como Jesus se portou diante da morte? Ele bem sabia que suas palavras e atitudes estavam ofendendo os donos do poder religioso, os sacerdotes e os ricos. Sabia que por isso seria julgado e condenado à morte. (Mt 16,21) Quando chegou perto do perigo da morte apelou para o Pai: “«Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. Contudo, não seja feito como eu quero, e sim como tu queres. » (Mt 26, 39.42) E finalmente quando chegou a hora da morte, Jesus até se sentiu abandonado pelo Pai, e deu um grito: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? » (Mt 27,46)

      Jesus teve medo da morte, mas não se acovardou diante dela. Pelo contrário, Jesus coloca sua vida num cálice e oferece ao Pai. Em cada Missa, em cada Ceia, se faz presente o gesto de oferecer a vida de Jesus e também a nossa.

      Assim me vem um pensamento; Hoje, Jesus denunciaria todos os donos de poderes religiosos e dos poderes da justiça para que mudassem de vida, deixassem de explorar o povo, principalmente os mais pobres. (Mt 2.3,13-23) Jesus, com certeza, denunciaria a construção dos grandes e caríssimos templos construídos com as “moedinhas” das viúvas e dos pobres. (Lc 18,1-8; 21,1-4) Na leitura, da observação de Jesus, sobre a viúva que depositou sua moedinha nos cofres do Templo, muitos usam desse texto, para tirarem dos empobrecidos até a última moeda; eu já leio, vendo nesse texto a denúncia de quanto foi longe a exploração.

      O que deu coragem para Jesus enfrentar até a própria morte?

 

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO

EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 -9 8247 6118

BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

 

 

     

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário