quinta-feira, 25 de junho de 2020


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
7- QUE BOA NOVA DAR PARA OS JOVENS (2)
José Vanin Martins – Junho  2020

            Preparava o conteúdo das reuniões semanais que cada pequeno grupo da CJC fazia. O conteúdo sempre continha uma pequena reflexão a partir do evangelho e um segundo assunto a partir das sugestões que vinham, as mais variadas: trabalho, namoro, profissão, interesse pela política, relacionamento familiar e social, o valor dos estudos para vencer nos dias de hoje, liderança, dinâmica de grupo, sexualidade e....l
            Fui designado igualmente para assessorar o trabalho dos jovens na Região Pastoral, que ia de Castilho até Mirandópolis. Esse trabalho proporcionou-me realizar vários encontros regionais e levar um pequeno grupo até São Paulo para um encontro à nível estadual. Como era bom ouvir os sonhos dos jovens e o passo a passo para a sua realização.
            Os jovens promoviam diferentes atividades recreativas; passeios, onde iam de caminhão (na carroceria) para as margens de rios e córregos: Palmeirinhas, Barro Preto. Campestre...; torneios de futebol, de pingue-pongue...; brincadeiras dançantes, A paróquia comprou instrumentos e criaram um conjunto musical para suas festas. Na parte social promoveram uma horta comunitária e incentivavam famílias a terem horas em seus quintais; participaram com um carro alegórico divulgando a CJC num dos desfiles da cidade. Na época, por ser tempo de ditadura, sentiram-se encorajados a publicar e à noite colocar em baixo de dezenas de residências, um folheto, mimeógrafo ainda a álcool, em defesa da Amazônia (já naquele tempo).
            A maioria estudava à noite e trabalhava durante a semana, todos os dias, o dia todo, de segunda à sábado e, alguns até de domingo, dificultando assim a participação no movimento. Empenhei-me, numa campanha pela SEMANA INGLESA pelo Jornal da Região, com pequenos artigos semanais. Essa campanha de conscientização começou em agosto de 1972 e até o final de 1973. A semana inglesa, pelo que me lembro, só foi implantada em fevereiro de 1976. Parece-me que em Andradina, novamente acabaram com a semana Inglesa e ainda mais, agora até o comercio, luta pela licença para abrir até nos domingos e feriados. É a força do capitalismo consumista que se impõe.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 -9 8247 6118

Nenhum comentário:

Postar um comentário