quarta-feira, 17 de junho de 2020


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
6- QUE BOA NOVA DAR PARA OS JOEVENS
José Vanin Martins – Junho  2020
,
Saudade dos jovens, hoje todos adultos e alguns já idosos. Eram de famílias pobres, muitos por força da realidade, se contentavam com o simples ensino fundamental. Sem esperança, seriam para sempre trabalhadores profissionais seja no campo, seja na cidade; as profissões em que poderiam crescer e se defender economicamente, eram pedreiro, carpinteiro, marceneiro, mecânico, técnico em eletros domésticos ou   eletrônicos, encanador-eletricista, balconista, enfermeiro e o máximo que sonhavam ser bancário ou servidor público. Um pequeno grupo era inconformado, sonhava uma vida melhor, queria criar asas e voar.
Incentivei sonharem mais alto. Criei o movimento chamado CJC= Comunidade de Jovens Cristãos, organizados em pequenos grupos tanto no campo, como na cidade. O MOVIMENTO se sustentava em quatro colunas: estudo, trabalho, amor e lazer (xacrinha foi o nome que deram para o lazer). Nos estudos bíblicos, a pessoa de JESUS, foi sendo apresentada; Nas reuniões de grupo havia sempre três momentos: VER, JULGAR E AGIR.
Se, não me engano, no Pereira Jordão, morava apenas uma jovem de nível superior que era a professora Erandí, que ofereceu muito de seu tempo no trabalho paroquial na área de formação.
A grande maioria, acabou mudando para outras cidades e cursou o ensino superior e, hoje está espalhado pelo Brasil. Criou tal amizade que ultimamente, já por três ou quatro vezes, realizaram em Andradina, encontros da “saudade”.
Em NI., não havia ainda ensino médio e era com grande sacrifício que um grupo de jovens, do campo e da cidade, viajava para estudarem nas cidades vizinhas e, uma pequena parte conseguiu fazer o curso superior.
           
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 / (062) 9 8247 6118







Nenhum comentário:

Postar um comentário