quarta-feira, 1 de abril de 2020


DEUS AMA OS RICOS  (11) – A FALA DE TIAGO 
 JOSÉ  VAnin Martins – Março 2020

A Igreja que nascia, obedeceu às ordens de Jesus. Continuou pregando o amor, a justiça, a partilha, tudo como Jesus ensinou.
Tiago, chamado IRMÃO DE JESUS, não era um dos doze apóstolos. Muitos estudos colocam sendo um irmão, alguém muito próximo de Jesus, o autor dessa carta (Mt 13,55; Mc 6,55; Gal 1,19;). Um verdadeiro conhecedor do pensamento e da prática de Jesus. Ele escreveu: -
1.       Que o irmão pobre se orgulhe de sua alta dignidade, e o rico se orgulhe de perder sua posição social, porque o rico desaparecerá como a flor da erva. O sol se levanta, vem o calor e seca a erva, e lá se foi a beleza do seu viço! É assim que o rico vai perecer no meio dos seus negócios! (Tg 1,9-11)
2.      Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo. (Tg 1,27)
3.      Já, em algumas comunidades acontecia que os ricos eram mais bem tratados. Para chamar atenção sobre isso, Tiago dizia: “Ouçam, meus queridos irmãos: não foi Deus quem escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que ele prometeu àqueles que o amam? E, no entanto, vocês desprezaram o pobre! Ora, não são os ricos que oprimem a vocês e os arrastam perante os tribunais? Não são eles que difamam o nome sublime que foi invocado sobre vocês? Se cumprirem a lei mais importante da Escritura: «Ame o seu próximo como a si mesmo», vocês estarão agindo bem. Mas, se vocês fazem diferença entre as pessoas, estão cometendo pecado, e a Lei os condena como culpados (Tg 2,1-9) ”. 
4.      Tiago, sempre se lembrava do que aprendeu de Jesus, sobre a ganância do rico: “ Agora vamos aos que dizem: «Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos aí um ano negociando e ganhando dinheiro.» E, no entanto, nem sabem o que vai acontecer amanhã! O que é a vida de vocês? Uma neblina que aparece um pouco e logo desaparece! Vocês deveriam dizer: «Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo. » Em vez disso, vocês se gabam da própria arrogância. Todo orgulho desse tipo é mau. Portanto, quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado (Tg 4,13- 17) ”.
5.      É da exploração do trabalho do pobre que nasce a fortuna dos ricos. Tiago faz a denúncia: - “E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se Tg 5,1-6”.
Os ensinamentos de Jesus foram sempre os mesmos. Muitas Igrejas perderam a profecia e a coragem para dizer que Jesus ama os ricos e quer que todos eles colaborem na construção do Reino, já aqui na terra, para terem um maior tesouro no céu. Isso ainda poderá mudar?


BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário