domingo, 5 de abril de 2020


DEUS AMA OS RICOS  (12) – A FALA DE PEDRO, O ESCOLHIDO DE JESUS
José  Vanin  Martins – Março 2020
                                                                                                                                                                                                              
Pedro, aprendeu a importância e necessidade de amar Jesus, e por essa confirmação foi escolhido para zelar pela Igreja que nascia (Joã0 21,14-19) Pedro tomou as seguintes atitudes:
1.      Os judeus só podiam comer carnes consideradas puras e entrarem só nas casas dos “puros”; os pagãos eram considerados impuros. O primeiro ato de Pedro foi abolir a proibição de se comer a carne “impura”, e permitir que os judeus entrassem nas casas dos “impuros”, os pagãos. Isso fez, lembrando-se do ensinamento de Jesus em Marcos 7,14-23 que já declarava puro todos os alimentos e convivia com os pagãos, até exaltando suas virtudes: Marcos 7,1-23; Lucas 7,1-10. Essas proibições, prejudicavam principalmente os pobres que não tinham condições de pagarem pelas carnes consideradas puras e que precisavam de trabalhar em casas de pagãos para sobreviverem. (Atos 10)
2.      Para o homem coxo que lhe pediu esmola Pedro disse “eu não tenho dinheiro, mas lhe dou o que tenho. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-se e ande... pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar.... Então ele deu um pulo, ficou de pé, e começou a andar. É muito bom ler todo o relato e suas consequências em Atos 3 e 4.
3.      Pedro esclarece que nenhum rico é obrigado vender tudo que tem para dar aos apóstolos. Dê o que quiser dar, sem mentiras e sem exibição. O casal, Ananias e Safira que teve esta atitude morreu como castigo. Prefiro entender que a morte aqui, se trata, da rejeição e expulsão que o casal teve por parte de toda comunidade (Atos 5,1-11).
4.      Uma atitude severa de Pedro pode ser de grande utilidade, ainda hoje. Havia na Samaria um tal de Simão, que se fazia de importante, pelos seus dons de feitiçaria. Quando Simão viu Pedro e ouviu a sua pregação e poderes de milagres, acreditou, também foi batizado e ofereceu dinheiro para comprar esse poder. Pedro disse: “Que Deus mande você e seu dinheiro para o inferno! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem direito de participar do nosso trabalho, porque o seu coração não é honesto diante de Deus. (Atos 8,9-24) Para muitas “autoridades” religiosas fazer milagres tornou-se também a principal fonte de seu dinheiro.
5.      Denunciava os falsos profetas dizendo: “Levados pelo amor ao dinheiro, procurarão, com palavras enganosas, fazer de vocês objeto de negócios (2Ped 2,3) ”.
6.      Pedro faz uma denúncia que também parece acontecer ainda hoje. Nas comunidades, um grupo de homens ricos tinha “se convertido” e dava mau exemplo destruindo a comunidade. É bom lembrar que Pedro era casado. Então Pedro diz: “esses homens, porém, como animais irracionais destinados por natureza à prisão e à morte, insultam o que não conhecem e vão perecer com a mesma morte, ...Eles sentem prazer em fazer orgias em pleno dia. Que nojo e que vergonha quando se banqueteiam com vocês, divertindo-se com seus prazeres! Não podem ver mulher sem desejá-la e não se cansam de pecar. Seduzem as pessoas inseguras. Seu coração está treinado para a ambição. Eles são uns malditos! (2Ped 2,12-16) E Pedro, recorda o Profeta Balaão que estava prestes à fazer uma falsa profecia pela ambição do dinheiro.
7.       Pedro também tem conhecimento de patrões que são “duros” e, pede para que os criados suportem os maus tratos com paciência, como Cristo teve na cruz. Teria Pedro alguma esperança que com essa atitude os patrões se convertessem? (1Ped 2,18-21)  
8.      Pedro, compreende a paciência de Deus e sabe que sempre existe uma esperança, Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter..., mas cuidado porque a morte chega como um ladrão: (2Ped 3,8-10)
Pedro, temperamental e genioso, muitas vezes inseguro, eterno aprendiz do amor, foi ele o escolhido por Jesus para conduzir o barco da Igreja e pescar novas pessoas para o Reino.
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário