sábado, 21 de março de 2020


DEUS AMA OS RICOS  (7) -  AS DIFICULDADES DOS RICOS
José  Vanin Martins – Março 2020

            Jesus compara os ricos com os pagãos que vivem apenas preocupados com as necessidades materiais. “Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas” (Lc 6,31-32).
 Aceitar a proposta de Jesus é confiar no Pai e buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, tendo a certeza que Deus dará, em acréscimo, todas essas coisas. Buscar o Reino de Deus é buscar a prática do amor, da partilha.
            Vivendo assim acabamos com o mal da ansiedade, “não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade” (Lc 6,33-35).
Rico é aquele que tem ganância; quer ajuntar, acumular comida e bens para muitos anos para depois descansar, comer, beber e alegrar-se! O rico é aquele que esquece da morte e não sabe ser rico para Deus. (Lc 12,15-21)
            Em Lucas 16,1-14 encontramos algumas características, próprias do rico:
a-      Rico é aquele que, mesmo acreditando em Abraão, acreditando na vida eterna, nega para os empobrecidos, os Lázaros da vida, até mesmo as migalhas de sua mesa, de sua riqueza. Criam um grande abismo e não pontes entre ele e os empobrecidos.
b-      Rico é aquele que usa o trabalho de terceiros para acumular mais riqueza sem a finalidade de partilha.
c-      Rico é aquele que é “esperto” e usa da corrupção para nunca ficar no prejuízo.
d-      Rico é aquele que admira e elogia a esperteza em ganhar dinheiro de quem é mais esperto e desonesto do que ele.
e-       Rico, mais detestável ainda, é aquele que tem ares de religioso e no entanto ama mais o dinheiro, como seu Deus e SENHOR. Assim eram os fariseus.
Jesus orienta a honestidade no uso do dinheiro. Para ser honesto, primeiramente reconhecer que recebo de Deus os talentos que multiplico com o meu trabalho. Saber fazer o bem, para os necessitados. Eles serão meus amigos, testemunhas diante de Deus do bem que faço com a riqueza dos talentos que me foram dados. Deus já sabe de como uso do dinheiro para fazer o bem e não simplesmente para me submeter diante dele.
O dinheiro é a ponte pela qual faço o bem para o empobrecido e chego até Deus. Uso do dinheiro para servir a Deus construindo pontes de amor, de solidariedade.    
O rico tem por obrigação multiplicar, duplicar sua riqueza e mais ainda triplicar SUA SOLIDARIEDADE, como moeda de troca para ser usada na vida terna e eterna. Toda riqueza tem sua dimensão social, melhorar a qualidade de vida para todos.
A prática de solidariedade que Jesus espera do rico veremos na próxima conversa.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário