quarta-feira, 18 de março de 2020


DEUS AMA OS RICOS -  A PROPOSTA DE JESUS PARA ACABAR COM A FOME (6)
José  Vanin Martins – Março 2020

            Como vimos no nosso quarto encontro (Deus Ama os Ricos – 4), Jesus, depois de um dia todo de pregação e como já era tarde, pediu por seis vezes que os Apóstolos dessem de comer para o povo. A multidão era grande e Marcos ousa dizer que foram cinco mil pessoas.
Continuando:-

1.      Tudo parecia sem solução. Num primeiro momento os Apóstolos perguntam para Jesus: “você quer que a gente vá e compre comida para toda esta multidão? ”. Então Jesus disse a Filipe: «Onde vamos comprar pão para eles comerem? ». Filipe, que devia ser bom de cálculo, logo respondeu: «Nem meio ano de salário (duzentas moedas de prata) bastaria para dar um pedaço para cada um» (Mc 6,37; Jo 6,7). Era muito dinheiro.
2.      Jesus, com muita paciência e sabedoria, mostra o caminho da solução:
a-       Quantos pães vocês têm? Nada de sair para comprar. Vão ver. Numa primeira olhada, André, irmão de Pedro, encontra um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas logo tira a conclusão: -“o que é isto para tanta gente? Os Apóstolos falam entre cinco ou sete pães, e de cinco ou alguns peixinhos.   
b-      Manda organizar o povo, para que fique sentado em grupos mais ou menos de cinquenta até cem pessoas.
c-      A saída é a PARTILHA do pouco que se tem. As seis narrativas dos evangelhos, não registram qual foi a fala de Jesus.  Afirmam que Jesus tinha feito muitas curas e falado a respeito do reino e ensinado muitas coisas.  Nem era preciso, registrar a fala, porque em todo lugar Jesus sempre falava do AMOR, da PARTILHA, da FRATERNIDADE, da JUSTIÇA, da CONFIANÇA EM DEUS QUE É PAI.
d-     Quando o povo já estava organizado, a partir da oferta espontânea do menino, JESUS PEGOU OS CINCO PÃES E OS PEIXES, OLHOU PARA O CÉU, E DEU GRAÇAS A DEUS POR ELES. Depois partiu os pães e os peixes, e deu aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Na minha compreensão, aqui aconteceu o milagre: todos começaram também partilhar o pouco que tinham trazido.
e-       Havia tanto que houve sobras. A sobra de alimentos não deve ser jogada fora., todos ficaram satisfeitos, felizes e os discípulos ainda recolheram doze cestos com os pedaços que sobraram.

NO MUNDO NÃO EXISTE FALTA DE ALIMENTO EXISTE A FALTA DE PARTILHA. QUEM ESTÁ DEIXANDO DE PARTILHAR?

Nenhum comentário:

Postar um comentário