domingo, 16 de fevereiro de 2020


DEUS AMA OS RICOS (1)
José Vanin Martins – Fev. 2020

            Tenho alguns amigos ricos. São pessoas generosas. Sempre que precisei, seja para mim, seja para os outros, eles sempre disseram sim. Orgulham-se de sua riqueza que é fruto de seu trabalho. Como nossa vida na terra é passageira, quero tê-los como amigos na vida terna que é eterna. Jesus disse que na Casa do Pai há muitas moradas João 14,2. Como seria bom se todos os amigos morassem perto uns dos outros. Jesus contou duas parábolas uma em Lucas 19,11-28 e a outra em Mateus 25,14-30.
            Na parábola em Lucas, Jesus disse que todos recebem iguais possibilidades; Um trabalhou e conseguiu duplicar o que tinha recebido. O segundo conseguiu multiplicar por cinco e o terceiro teve medo e simplesmente devolveu o que tinha recebido.
            Já na parábola de Mateus, Jesus disse que foram dados talentos conforme a capacidade de cada um. Para um cinco, para o outro dois e para o terceiro apenas um. Igualmente os que receberam mais conseguiram duplicar o que tinham recebido; o terceiro por medo guardou o que tinha recebido e o entregou de volta.
É Deus quem dá os talentos, as qualidades, as possibilidades. De todos espera o trabalho e o dobro de volta. Quem tem medo e pelo trabalho não multiplica o que recebeu acaba perdendo o pouco recebido. Deus reprova quem não desenvolve seus talentos.
            Os ricos são aqueles que receberam de Deus dez ou cinco talentos. Receberam e souberam trabalhar com eles. Conseguiram trabalhar e duplicar os talentos. Porque trabalharam e multiplicara receberam a aprovação de Deus: “Muito bem, empregado bom e fiel! Como você foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria”. Os ricos que trabalham e multiplicam o recebido, participam da alegria de Deus. Deus quer que cada um multiplique o muito ou o pouco que recebeu.        Deus não aprova os preguiçosos, os que têm medo do trabalho e escondem o pouco que receberam.  Eles são maus trabalhadores e vão perder até o pouco que receberam.
Duas verdades ficam bem claras. 1. Quem se torna rico recebeu de Deus os bens e as possibilidades para com o seu trabalho produzir mais riquezas.  2. A preguiça é reprovada por Deus. Esta conversa vai continuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário