sábado, 22 de fevereiro de 2020


A REDE EMOCIONAL (4)
José Vanin Martins – Fev 2.019

            Dá para sair de dentro desta rede emocional? A rede emocional faz parte da vida de todas as pessoas. Vou criar possibilidades para que na minha rede emocional a ALEGRIA venha ser mais presente que as emoções negativas do medo, da tristeza e da raiva.
            Já sei que não criei, não controlo e não curo, mas compreendo a doença de meu filho.
Sei igualmente que ninguém muda ninguém, mas que eu mudando muita coisa pode mudar e ofereço possibilidades para que até o outro possa mudar.
            Esta mudança vai acontecer dentro de um processo onde a cooperação de um grupo de amigos, de apoio, de cooperação torna-se muito importante. Vou alimentar a fé, a esperança e novas atitudes para que a alegria volte a ser a emoção predominante.
            Vou substituir o medo pela confiança e esperança. Confiar que sou capaz de fazer outras escolhas. Vou cuidar em primeiro lugar de minha saúde. Quero estar bem emocionalmente para ser uma pessoa melhor e mais preparada para enfrentar as surpresas do dia a dia.
            Vou substituir o medo da falta de recursos financeiros pela confiança. Os recursos que tenho são suficientes para suprirem todas as necessidades. Vou aprender viver com alegria e agradecimento com aquilo que já tenho. Vou desfrutar agora das boas alegrias; por que deixar para amanhã?  Vou priorizar mais a minha presença, o meu tempo na vida familiar como o maior e melhor recurso necessário. Será tempo de qualidade, de escuta, de respeito e de criatividade, de cooperação, de descontração para tornar minha família um lugar gostoso de viver. Vou alimentar minha em Deus para quem tudo é possível.
            Vou acabar com a tristeza, Deus está no comando de tudo e alegria desta certeza deve preencher todos os lugares acabando com todos os espaços da tristeza Vou acabar com a tristeza da falta de tempo para aquilo que eu amo. Vou procurar aquilo que me dá alegria. Vou encontrar o tempo para o passeio, para brincadeiras, para jogos, para o tempo de convivência, sem cobranças. Tempo para viver com a família e grupo de amigos.
            Vou acabar com a raiva. Vou substituir a raiva pela gentileza, pelo carinho, pela compreensão, pela espera. Para tudo existe um jeito. Vou estar atento para tudo àquilo que dá certo. Vou tornar-me apreciador das pequenas coisas positivas, das pequenas virtudes, das pequenas vitórias, dos pequenos gestos de amor.  Há muito mais bem semeado e crescendo que preciso observar.
            Vou fazer do meu grupo de auto e mútua ajuda o laboratório, o lugar onde posso dia a dia corrigir os desvios que me trazem a tristeza, o medo e a raiva.
                VIVER COM ALEGRIA vai ser o meu objetivo e dará sentido para a minha vida:
- alegria pelos pequenos presentes recebidos e pequenas vitórias observadas;
- alegria pelas boas notícias recebidas;
- alegria pelo novo tesouro alcançado: o tesouro da despreocupação e do desapego;
- alegria de AMAR sempre fazendo o bem;
- alegria DIÁRIA de cada reencontro com os membros da família (esposo, filhos, parentes);
- alegria que nasce de nosso coração sem necessidade das drogas lícitas;
- alegria que nasce do respeito que temos para com as atitudes contrárias às nossas;
- alegria de viver e deixar que o outro, viva sua vida;
- alegria que nenhum medo, preocupação possa roubá-la.
UMA ALEGRIA QUE SEJA COMPLETA, PORQUE VEM DA CERTEZA QUE SOMOS AMADOS POR DEUS E A CONSCIÊNCIA QUE ESTAMOS PROCURANDO FAZER BEM TODAS AS COISAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário