terça-feira, 6 de agosto de 2019


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
José Vanin Martins – Agosto 2019

1-      COMEÇO DE CONVERSA
            Acordei às 02:30hs. Quem me acordou foram os pensamentos que já estavam querendo conversar comigo. Numa outra visão de muitos evangélicos, foi o ESPIRITO SANTO quem me acordou com a ordem de que escrevesse a história de minha vida.
            São dias que venho pensando e relutando. Esta dinâmica trouxe-me um pouco de depressão. Já estou “medicado”. Um pouco depressivo ou mais reflexivo? Na reunião do grupo de Amor-Exigente, alguém me perguntou: você não gostaria de escrever um livro?  Gostar até que gostaria, porém sempre tive medo e me achei incompetente.
            Foi neste estado de espírito que acordei. Tenho tanta coisa para dizer que estão “entaladas”. Estou criando coragem e vou tentar escrever. De certa maneira quando comecei escrever a série, LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS já estaria escrevendo, em forma de contos um pouco de tudo que me aconteceu. Vou continuar aquela série, mas vou dar um salto no tempo e vou contar escrevendo a minha vida de padre celibatário e a minha vida de padre casado. Vou escrever, como um grito, um protesto, um jeito de falar sobre a maneira de como estamos vivendo o cristianismo nos dias de hoje. Ser CRISTÃO é muito mais. Não cabe dentro das estruturas religiosas que buscam “dominar”, “controlar” Deus e seus fiéis. Fazem o BEM, pior seria se não existissem?
            No meu primeiro ano de padre fui visitar um padre mais velho e famoso pela maneira que conduzia sua paróquia. Ele me aconselhou: “Vania  escreva tudo o que você vai fazer e falar. Isto poderá servir também para os outros e se não servir, eles mesmos ou você um dia jogará fora. Tenho muita coisa escrita, agora é a hora de aproveitar alguma coisa e jogar o resto fora.
            Vou escrevendo e já me expondo. Vou tentar escrever os resumos da mente que continuam me indagando. Pode ser que mais tarde, provocado por alguém, volte acrescentar alguns detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário