quinta-feira, 8 de agosto de 2019


NÓS NOS OMITIMOS
José Vanin Martins – Agosto 2019

            Nós nos omitimos e procuramos mil justificativas. Nós nos omitimos de ser cristãos. Nós nos contentamos em ir à Igreja, participar do culto, da missa e às vezes até do pagamento do dízimo. O que mais Deus poderia querer?
            Nós nos omitimos em conhecer a história do Povo de Deus. Às vezes até chegamos ler a Bíblia e ficamos contentes em dizer que a Bíblia explica a própria Bíblia. Em grande parte das Igrejas, no serviço da Palavra, continuam proclamar a Palavra com aplicações ora personalistas, ora espiritualistas, ora psicológicas, ora moralistas e continuam omitindo como se deu a verdadeira caminhada de um povo rebelde, de cabeça dura, ambicioso, invejoso... que quis por Deus á seu serviço e dificilmente colocar-se à serviço de Deus.
            Nós nos omitimos ou nos impuseram desconhecer até a história verdadeira de nosso País. Sofremos e sentimos na pele a dificuldade de viver com o suor do trabalho.  Sabemos que fomos “civilizados”  por Portugal, Espanha, Holanda, interessados na exploração de nossas riquezas. O custo da exploração envolveu a escravidão e sempre a exclusão do próprio trabalhador brasileiro nativo,  os índios e negros, da riqueza, fruto de seu próprio trabalho. Depois vieram os ingleses, americanos.
            Da Europa, do Japão vieram os “expatriados”  pela fome, fruto da ambição do capital ameaçador que dominou o mundo. No caminhar da carruagem, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, com ambição de maiores riquezas impuseram o domínio, a velocidade, ferocidade no controle do mundo. Não deu nem tempo de nos tornarmos brasileiros, donos do nosso próprio nariz. Sempre subservientes ao capital estrangeiro.
            O DEUS DA HISTÓRIA é contra toda e qualquer escravidão RELIGIOSA OU POLÍTICA. Com a história de seu povo, com as lições dadas quer nos ensinar o verdadeiro caminho da liberdade. Com a vinda de JESUS continua válida esta VONTADE: “Jesus encontrou a passagem onde está escrito: 18 «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor.» 20 Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então Jesus começou a dizer-lhes: «Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir Lc 4,18-21.»”
            NÓS NOS OMITIMOS OU NOS OMITEM A COMPREENSÃO  DESTA MENSAGEM.  À QUEM CABERIA PROCLAMAR ESTA BOA NOTÍCIA?  

 “BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO”
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675

Nenhum comentário:

Postar um comentário