quarta-feira, 28 de agosto de 2019


ACEITAR O DIFERENTE
José Vanin Martins – Agosto 2019

            Aceitar o diferente é muito mais que tolerar o diferente. Como fico feliz quando o diferente me aceita do jeito que eu sou sem querer conquistar-me para o seu modo de ser, pensar e escolher.
            Confesso que mesmo sabendo de tudo isto eu tenho dificuldades em aceitar o diferente. A teoria é uma e a minha prática muitas vezes é outra. É a partir desta minha vivência que quero expressar a minha admiração.
            Admiro pessoas que na teoria e na prática aceitam o ecumenismo e o pluralismo. Aceitam e respeitam pessoas de todos os credos e espiritualidades diferentes. Tive dificuldades em aceitar a escolha de minha esposa quando se tornou  evangélica e evangélica praticante dentro da sua igreja. Como fico feliz quando pessoa de outros credos me convida para colaborar com alguma reflexão ou algum trabalho na Igreja deles.
            Admiro pessoas de escolhas políticas partidárias diferentes, que defendem seu candidato e suas ideias, respeitando os outros candidatos e seus seguidores. Fogem de todo sectarismo, xingamentos, boatos, humor negro e hostilidades. 
            Admiro pessoas que na área esportiva defendem seus clubes, torcem por eles e se alegram com suas vitórias. Fazem comemorações, soltam rojões e se reúnem para celebrarem. Não desmerecem o adversário, porque sabem que o adversário quanto mais talentoso reforça mais ainda o brilho da vitória. Elas sabem dar as mãos, conviver com o adversário sem gozação ou hostilidade alguma.
            Admiro pessoas que sabem respeitar, admirar e amar o outro sem levar em conta o sexo, a classe social, a nacionalidade, o lugar de origem, a escolaridade, a profissão, a religião, a escolha política, o clube esportivo, o modo de se vestir,... A escolha é pela pessoa e não pelos complementos externos.
            A beleza está na variedade de cores, perfumes, tamanhos, espécies, brilho,... Como seria chato, insosso se todos fossem iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário