domingo, 1 de setembro de 2019


SETEMBRO 2019
José Vanin Martins

            Hoje é dia primeiro de setembro. Mês em que a PRIMAVERA irá chegar. A primavera sempre chega, apesar de toda agressão contra a natureza.
            Hoje acordei às 5:00hs da manhã. Meu neto também tinha acabado de acordar. Perguntei:- por que acordar tão cedo, se hoje é domingo?  Ele lembrou-me que ia trabalhar. Sim, tinha me esquecido. Dei lhe um abraço. É o seu primeiro emprego, depois do tempo de experiência, ainda como jovem aprendiz, ele foi contratado efetivamente. Trabalha no MCDONALD`S.
Tenho orgulho dele. Hoje é domingo. Cinquenta  anos atrás,  em Andradina, fiz pelo jornal a defesa da SEMANA INGLESA. O trabalhador merece um descanso prolongado no fim da semana. Defendia que até o comércio deveria ser fechado nas tardes de sábado. Ninguém ficaria sem comprar durante a semana. Foi uma pequena vitória, por alguns anos. Bons tempos aqueles.
Agora querem acabar até com o descanso de domingo, O DIA DO SENHOR. Faz tempo que o DIA DO SENHOR desapareceu. Ao criar este descanso, Deus estava pensando no trabalhador e não nEle. A família é a primeira prejudicada. Terá dificuldade de ter um dia por semana para TODOS se reunirem, jogar conversa fiada e visitar parentes e amigos e praticar algum passeio, jogo ou esporte. Ainda mais, ter um dia especial para sua espiritualidade.
Já na primavera não sobrará mais tempo para apreciar o amor, os pássaros e o perfume das flores. Corre se o perigo do homem tornar-se máquina, simplesmente produtor de trabalho.
Setembro não é o mês da independência. É o mês que oficialmente sentimos cada vez mais como faz falta a independência para o trabalhador. Não é de hoje, que o trabalhador para sobreviver, tem que trabalhar conforme tocam a música. Uns colegas de meu filho disseram que ele trabalhando vai perder o tempo mais belo da vida. Trabalhar durante o dia e estudar à noite... e ter incerto dia da semana que terá de folga.
 Assim a grande maioria da juventude brasileira chega à idade adulta. Para que ter o privilégio de ter tempo para estudar, se é o trabalho que amadurece as pessoas? Na fase da juventude, um estudo de qualidade em tempo integral, deve ser oferecido para preparar profissionalmente o jovem para o trabalho, No Brasil continua faltando a mão de obra qualificada.

 “BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO”
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675

Nenhum comentário:

Postar um comentário