sexta-feira, 16 de agosto de 2019


FÉ E CIDADANIA – 02  TEMPO DOS REIS   José Vanin Martins   
01-  POR QUE O POVO QUIS UM REI?

Antes de entrar no sistema da monarquia é bom perceber como se deu esta transição.
Houve vários motivos para o povo judeu, dividido em doze tribos e cada uma, na posse da própria terra, querer mudar o sistema de organização tribal, deixada por Moisés.
Um primeiro motivo era a corrupção dos próprios sacerdotes. Os filhos de ELI, antecessor de SAMUEL eram sacerdotes corruptos (1Sam 2,11-17.22-25).
O segundo motivo,  a corrupção dos Juízes, incluindo os filhos de Samuel, Joel e Abias (1Sam 8,1-6).
O terceiro motivo o desejo do progresso. Também queriam, como os filisteus, terem bois para o campo e o domínio sobre o ferro para fazerem ferramentas de trabalho (1Sam 13,19-22).
Vejo aqui, como o povo de Deus ontem, e ainda hoje, o povo brasileiro busca por uma nova forma de governo. Estão insatisfeitos e inseguros com a corrupção que acontece tanto no meio religioso como nos direitos que lhe cabe por justiça.
O povo vive a experiência de abandono das autoridades.  Não há mais justiça nesta terra, especialmente para os idosos e empobrecidos. Até líderes religiosos e juízes são corruptos.
Os jovens querem trabalhar e terem acesso pela educação no domínio da nova tecnologia.
A bíblia mostra a situação, aponta onde está o descontentamento e decepção do povo e apresenta o novo caminho e as novas aspirações. Mudar é preciso. Os critérios para esta mudança devem incluir a vontade, o projeto que Deus tem para esta terra. No PAI NOSSO continuamos insistindo VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
Quando deixa de existir a denúncia verdadeira e até os religiosos e juízes se corrompem pela ganância poderá dar certo a mudança?  É o que veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário