sábado, 20 de julho de 2019


FÉ E CIDADANIA – 02  TEMPO DOS REIS   José Vanin Martins   
01-   REINADO DO REI SAUL  (1)

Samuel, o último dos juízes, antes de deixar suas funções prestou contas ao povo. Perguntou ao povo se alguém poderia acusa-lo de ladrão, de explorador, ou de propina. O povo a uma só voz disse: «Você não explorou, nem oprimiu, nem tirou nada de ninguém» (1 Sam 12,3-5)
Saul foi a primeira experiência de um reinado. A sua escolha já começou errada. Como naquele tempo, as guerras eram sem as armas de hoje, era importante que o rei fosse uma pessoa grande e forte para guerrear. (1Sam 16,7). Assim a escolha recaiu sobre SAUL que era grande e forte (1Sam 9,2; 10,23-24) e de uma família importante numa tribo pequena, os benjaminitas. (1Sam 9,1).  Saul no início de seu reinado ainda contou com os conselhos de Samuel. (1Sam 15).
Uma das dificuldades no Reino de Saul era que Israel, por imposição dos filisteus, não podia fabricar suas armas e nem ferramentas de trabalho (1Sam 13,19-22)   
Samuel ainda teve o privilégio de ungir Davi, como rei e aproximá-lo de Saul. Este era bipolar (1Sam 16), para devolver a paz para seu espírito, através de uma harpa que Davi tocava muito bem. Já na versão de 1Sam.17, Davi aproximou se de Saul depois que, embora sendo pequeno, venceu GOLIAS que era de grande estatura.
 Fico me perguntando, por que até hoje os candidatos continuam roubando, fazendo propina, explorando e sendo eleitos pela aparência? – Teria os Estados Unidos copiado o imperialismo dos filisteus, impondo que as outras nações não se armem. Só ele quer ter o direito da bomba atômica!
BRASA QUE NTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com    FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário