quarta-feira, 24 de julho de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS  - 23
TOLOGIA 9  - O DESAFIO DO LATIM
José Vanin Martins – julho 2019

            Diferente da filosofia, onde aulas e provas eram em português, na teologia as aulas eram em português, mas havia a prática das provas serem em latim. Sempre tive dificuldades com línguas estrangeiras. No seminário menor tínhamos aulas de latim, de português, de francês, de inglês e de italiano e se a memória não falha até mesmo aula de hebraico. A minha aprendizagem foi o suficiente para passar nas provas, mas confesso que logo me esqueci, e tive pouco aproveitamento.
            Com alguns companheiros fomos vendendo a ideia de fazermos todas as provas em português. Foi o nosso primeiro desafio e todos aceitaram a ideia. Todos capricharam em fazer uma boa prova, mas em português. Os professores não puderam alegar desconhecimento do conteúdo da matéria. O vice-reitor encontrou-se comigo num dos corredores do seminário e disse que esta minha atitude era como se eu tivesse-lhe dado nele uma punhalada pelas costas. Dai para frente ficou facultativo fazer as provas em latim; quem preferisse faria em português e, é claro a maioria ficou com o português.
            As aulas de teologia eram baseadas nas teses de São Tomás. Ficava-me perguntando, para que serviria este estudo na prática pastoral? Tudo aquilo me parecia muito distante. Será que no concílio descobririam outra maneira de formar os futuros padres? – Percebia certo empenho, por parte dos professores, quase todos, doutores em filosofia e teologia; alguns com livros publicados, porém a didática era simplesmente “maçante”, sem criatividade alguma.  Hoje distante de seminário espero que tudo esteja mudado.
            A primeira grande novidade do Concílio foi propor que a missa e os demais sacramentos da Igreja católica romana pudessem deixar de serem celebrados em latim. Poderia ser celebrada na língua de cada país e o padre não celebraria mais de costas para o povo. Vejam como a Igreja estava atrasada! Valeu a minha primeira reação contra o latim nas provas.
 

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675


Nenhum comentário:

Postar um comentário