domingo, 9 de junho de 2019


O CAPÍTULO SEGUINTE
7-  SEGUNDA GERAÇÃO
José Vanin Martins – Junho  2019

            O trabalho é duro. É de sol a sol, ou melhor, ainda de madrugada a família toda começa cuidar da horta. Limpar o mato ou qualquer ameaça de praga. Colher a verdura, lavar, fazer os feixes, deixar tudo preparado para levar para feira.
            Tirar o alimento com o suor de seu rosto. Isto acontece verdadeiramente com a família de seu Adão. Ele contentava-se com uma caracu diária e já teve há seis anos sua páscoa. Com sua esposa Eva teve quatro filhos, duas filhas.  De um dos filhos, três netos e uma neta. Filhos e netos, TODOS usuários, morando no mesmo terreiro reservado para as casas de cada um. Ouviu falar do amor-exigente, mesmo com a dificuldade da distância, dona Eva, tornou-se e, é até hoje, ativa participante. Retrato perfeito da família matriarcal.
            Seria possível que os filhos parando de usar, influenciariam também seus netos para a sobriedade?  Sonho natural de uma avó responsável. A história é cada um quem escreve.
            A vida tem seus atalhos. Do filho que lhe deu três netos e uma neta, todos os três netos também se tornaram usuários. Seria exemplo ou simplesmente a herdade? Um neto foi assassinado. Acerto de contas? São respostas que também se enterram. O outro neto está desaparecido “misteriosamente”. Há mistérios que devem ser respeitados como mistérios. O terceiro continua no uso.
Em meio de tanto sofrimento, ao menos dois filhos encontram-se no caminho da sobriedade. Um deles buscou tratamento numa comunidade terapêutica, Só por hoje, depois de alguns anos continua limpo e mora no município distante onde fez o tratamento.
No silêncio de seu trabalho na horta, acompanhada de dois filhos ainda dependentes, Dona Eva, mantém a fé que amanhã será melhor. Traz consigo uma certeza: é no amor-exigente que encontra a força para a caminhada.


BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário