sábado, 8 de junho de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS  - 23
TEOLOGIA 7 -  A TONSURA                                                                                     

               

             Só na teologia o seminarista começa subir os “degraus” que levam ao sacramento da ordem (ordenação sacerdotal). Eram sete degraus. Os quatro primeiros chamados de ordens menores e os três últimos de ordens maiores. Eram porque a tonsura foi substituída por um juramento público de fidelidade á Igreja e igualmente foram extintas as ordens menores e o subdiaconato no dia 15 de agosto de 1972 pelo Papa Paulo VI.
Tenho algumas lembranças desta caminhada. Começa com o uso obrigatório da batina no início da teologia. Depois vem a TONSURA. A partir desta cerimonia, o candidato iniciava um compromisso sagrado de querer ser padre. A tonsura consistia num corte raspado circular do cabelo no alto da cabeça. Diziam que era para representar a coroa de espinho de Jesus. Confesso que retardei o máximo possível esta cerimônia. Não me sentia bem com esta aparência. Alguns mandavam raspar um grande círculo. Eu pedi que fizessem o menor círculo possível. Dei este passo, na cerimônia do dia 09 de março de 1.963 no segundo ano de teologia.
E a vida no seminário maior? Antes vou falar dos sete degraus que eram dados na caminhada para a ordenação sacerdotal. Fica para a próxima vez.

                                                                                                                                  
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675


Nenhum comentário:

Postar um comentário