terça-feira, 19 de março de 2019


FÉ E CIDADANIA – 31   José Vanin Martins  
RUTE, UM LUGAR PARA O AMOR

            No livro dos JUIZES, ainda estamos na iniciação do caminho para o amor. O livro se parece muito com estes jornalecos sensacionalistas e cheios de sangue. Mostra a unidade do povo para o bem e para o ódio. A unidade é exaltada: “1 Todos os israelitas,... foram como um só homem e se reuniram em assembleia diante de Javé, em Masfa... 8 Todo o povo se levantou como um só homem, dizendo... 11 Desse modo, todos os israelitas se reuniram como um só homem contra a cidade. Jz 20,1; 8; 11”.  Esta unidade acontecia tanto contra os inimigos, como também contra qualquer uma das tribos irmãs, que segundo o entender deles, desobedeceram ao Senhor. É uma vingança de ódio, de sangue e de arrependimento.
            Dentro deste tempo, também ficou registrada uma história apaixonante de Amor. E’ o pequeno livro de RUTE, mulher estrangeira, pagã apaixonada, honesta, trabalhadora, fiel a seus compromissos. Suas palavras de fidelidade até hoje cantam em nossos ouvidos: “16 Rute respondeu: «Não insista comigo. Não vou voltar, nem vou deixar você. Aonde você for, eu também irei. Onde você viver, eu também viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus será o meu Deus. 17 Onde você morrer, eu também morrerei e serei sepultada. Somente a morte nos poderá separar. Se eu fizer o contrário, que Javé me castigue! Rute 1,16-17».
            Por esta fidelidade, RUTE ouviu de BOOS, o seguinte elogio: “10 Booz disse: «Deus abençoe você, minha filha”“. Este seu novo ato de amor é maior do que o primeiro, porque você não procurou jovens, sejam pobres ou ricos. 11 Não tenha medo, minha filha. Vou fazer tudo o que você está dizendo. Todo mundo na cidade sabe que você é mulher de valor Rute 3,10-11.
            E assim, RUTE tornou-se esposa de BOOS, que “foi o pai de Obed. 22 Obed foi o pai de Jessé. E Jessé foi o pai de Davi Rute 4,21-22. Na descendência de JESUS não podemos mais nos esquecer de RUTE a mulher fiel que soube amar.
            Hoje quando vejo o ódio criando unidade de pessoas contra outras unidades nascidas igualmente do ódio, fico a pensar que um povo dividido dificilmente construirá uma nova nação. Rute, livro de quatro pequenos capítulos, vamos ler!

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário