segunda-feira, 25 de março de 2019


ATENDENDO AS NECESSIDADES  *
José Vanin Martins – Março 2019

            Estou sempre perto de alguém que está em necessidade. Este alguém pode estar tão perto, que suas necessidades passam despercebidas. Por estar tão perto, levado por mil motivos, acaba não as expressando. Estou surdo, cego e me torno mudo. Nada de resposta afetiva ou efetiva.
            Todos nós temos necessidades básicas: agua, alimento, vestuário, casa, saúde e liberdade. O Evangelho diz que quem atende estas necessidades do próximo é feliz e terá posse do Reino de Deus. Pelo contrário, os que não as atenderem serão condenados. Jesus fala com a autoridade de quem foi encarnado e conhece todas as necessidades humanas. Ele é o FILHO DO HOMEM  Mt 25,31-46.
            Estas necessidades Jesus as enumera:
1.     Estava com SEDE, de ser olhada, contemplada e admirada;
2.     Estava com FOME, do prazer de seu corpo, de carinho, e sua atenção;
3.     Estava sem CASA, sem segurança, angustiada e trancada em meus problemas;
4.     Estava sem ROUPAS, sem dignidade, sem valor, olhada só como objeto;
5.     Estava DOENTE, depressão, irritabilidade, nervosa e desinteressada;
6.     Estava sem LIBERDADE. De traçar meus próprios caminhos, escolhas.
            Com todas estas necessidades, você não se sentia capaz de dobrar seus joelhos diante de mim. Você até que era “religioso”. Ia à Igreja, cultos e celebrações e, se ajoelhava diante de Deus.  Mas continuava voltando indiferente.          
            Jesus, ajoelhado, lavou os pés de seus discípulos, antes da celebração da ceia. Igualmente Jesus criticou o sacerdote e seu ajudante que vinham do templo, de Jerusalém e não foram capazes de se dobrarem diante do ferido caído à beira da estrada. Antes de nos dobrarmos diante de Deus, devemos nos dobrar diante das necessidades do próximo Mt 5,21-25.
            A nossa família será bem melhor quando nos lembrarmos de dobrar os joelhos diante das necessidades UM DO OUTRO; o nosso primeiro próximo, o mais próximo é o nosso familiar.
  
*= Reflexão de Espiritualidade feita no PASSEIO na casa do ARY – 24/03/2019.


BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário