quarta-feira, 16 de janeiro de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS  
4- CRISTIANISMO   E   COMUNISMO
José Vanin Martins – janeiro 2019

            Lembro-me que no meu tempo de criança depois de cada missa eram rezadas três Ave Maria e a Salve Rainha pela conversão da Rússia. Era difundido um medo do comunismo. Lá era o governo do diabo onde não se tinha liberdade alguma. As pessoas que adorassem a Deus eram presas e mortas.
            Teríamos outra escolha? Os Estados Unidos, com seu capitalismo liberal era a única salvação. Esta ideia era propalada pela Igreja e orquestrada pelos nossos governantes. Conviver com um comunista era perigoso e este perigo foi escancarado no golpe militar de 1964 onde ser contra o governo e a favor do empobrecido, é ser comunista.
            A teologia tornou-se adulta e como palavra profética apresentou qual o PROJETO DE DEUS para a história. Nada de ditadura, muito menos tortura e liberdade para conquistar os DIREITOS HUMANOS.
            Além da releitura dos profetas a mensagem claríssima de JESUS foi proclamada. O que Deus quer e o que ele condena, foi registrado por Mateus 25,31-46 (O JUIZO FINAL) e a PARABOLA DE LÁZARO E DO RICO (Lucas 16,19-31). Deus é pelos oprimidos e empobrecidos, migrantes e/ou imigrantes este é o fio condutor para a leitura de toda a Bíblia. Os Atos dos Apóstolos retratou a história de uma Igreja viva que deve manter a utopia do novo relacionamento social e político: Atos 2,42-47; 4,32-37 e 5,12-16.   A adesão deste novo jeito de conviver só tem valor onde existe amor, liberdade e honestidade. Exige total transparência (Atos 5,1-11).
            Esta nova sociedade não foi bem vista. O PARTIDO, mais político do que religioso (Atos 5,17-20) perseguiu e condenou este novo jeito de ser Igreja. Tudo isto acontece até hoje?
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário