segunda-feira, 14 de janeiro de 2019


3- LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS
SALVAR ALMAS OU SALVAR VIDAS?
José Vanin Martins – janeiro 2019

            A primeira oração que se fazia e ainda se faz em muitas Igrejas é a oração do terço. Era comum entre um mistério e outro do terço fazer a seguinte jaculatória: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.”
            Cresci tendo muito medo do iuferno, do diabo e esta crença me levou a ter medo de qualquer pecado. Tornei-me padre pensando em levar muitas almas para o céu. Vivi por um pequeno espaço de tempo com esta missão. Depois de três anos (em 1.979) trabalhando na paróquia fiz dois cursos seguidos: TEOLOGIA POR UM MUNDO MELHOR E TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. Com estes dois cursos tive uma nova compreensão da LEITURA BÍBLICA. Meus olhos se abriram.
            Compreendi a grande misericórdia de Deus. DEUS É PAI e quer a salvação de todos. A terna e eterna eternidade é PRESENTE DO PAI. O PAI quer que eu me ocupe do sofrimento do povo, aqui e agora. Li e compreendi Mt 25,31-46. O JUIZO FINAL e todos os demais ensinamentos de Jesus e do Antigo Testamento, são um clamor em favor do empobrecido. Devemos salvar o outro para esta vida. A vida eterna já está garantida pelo AMOR DO PAI.  SALVAR É AMAR.
            Foi esta crença que me levou a mudança na minha maneira de trabalhar como padre. Perguntei-me onde estavam os mais empobrecidos da Paróquia? Fui encontra-los na Fazenda Primavera, onde viviam como explorados e empobrecidos. Minha atenção pastoral voltou-se, em especial, para aquelas pessoas.
                       
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário