sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

RELENDO A BÍBLIA (2) >   O CULTO – ANTES DA CEIA
José Vanin Martins


A LEMBRANÇA QUE FICOU ESCRITA:

JOÃO 13,1  Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

LUCAS 22,7-8 Chegou o dia dos Ázimos, em que se matavam os cordeiros para a Páscoa. 8 Jesus mandou Pedro e João, dizendo: «Vão, e preparem tudo para comermos a Páscoa.»


LUCAS 22, 14 Quando chegou a hora, Jesus se pôs à mesa com os apóstolos. 15 E disse: «Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal, antes de sofrer...

JOÃO 13,4 Então Jesus se levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5 Colocou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a toalha que tinha na cintura....

 JOÃO 13, 12 Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou: «Vocês compreenderam o que acabei de fazer? ... 15 Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz... 17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.»


MINHA COMPREENSÃO:

Jesus nos amou por primeiro, deu-nos a vida por primeiro, não só em nosso lugar, mas em especial, como alimento que dá força para amarmos como ele nos amou.
A importância de AMAR até o fim.     


A PÁSCOA era e é a festa mais importante dos JUDEUS. Em uma refeição sagrada é celebrada a lembrança da conquista da liberdade da escravidão do Egito. Jesus gostava de celebrar esta refeição.



Encontrar-se com os amigos na mesa de refeição é o que há de melhor. É festa e festa nos dá força para o sofrer.


É sempre bom lembrar que o LAVA-PÉS fez e deve fazer parte da CEIA. É o profundo significado do serviço humilde ao irmão que deve acontecer antes de toda e qualquer ceia.




Ele, JESUS, o MESTRE deu exemplo para fazermos a mesma coisa e se compreendermos esta responsabilidade do serviço humilde aos irmãos seremos felizes se pusermos em prática.
Na CEIA a CENTRALIDADE está em JESUS que oferece sua vida por amor, sem nenhuma cobrança de dízimos ou ofertas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário