terça-feira, 23 de janeiro de 2018

FÉ E CIDADANIA – 17   José Vanin Martins
GOVERNAR É SABER OUVIR E COMBATER O SUBORNO

            Êxodo 18 é um capítulo de riqueza e atualidade. É o encontro no deserto de Jetro, com seu genro Moisés. A iniciativa do encontro foi de Jetro. O seu Deus não era o de Moisés. Moisés foi ao seu encontro e o acolheu em sua tenda e contou todas as maravilhas que Deus tinha feito e as dificuldades que teve e estava tendo Ex 18,1-8. Seu sogro alegrou-se e reconheceu a bondade do Deus de Moisés e fez publicamente sua oração de reconhecimento e agradecimento; ficou registrado: “Aarão e todos os anciãos de Israel foram e fizeram a refeição com ele na presença de Deus Ex 18,12b.  A escolha da ceia, como espaço de celebração, de louvor e agradecimento, vem dos tempos antigos...
Jetro acompanhou Moisés num dia de trabalho Viu o quanto era pesado o que Moisés fazia para o povo e disse: “Você está matando, tanto a si mesmo como ao povo que o acompanha. É uma tarefa muito pesada, e você não pode fazê-la sozinho” Ex 18,18.
 Ainda a organização do povo não estava pronta. Jetro deu um primeiro conselho de organização: “Escolha entre o povo homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. 22 Eles administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Desse modo, vocês repartirão a tarefa, e você poderá realizar a sua parte Ex 18,21-23.

Este conselho de Jetro é de grande valor, especialmente em hora de eleições. Escolher homens seguros e inimigos do suborno.  O suborno, a corrupção acaba destruindo toda e qualquer organização democrática. Este ano é o ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário