quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

RELENDO A BÍBLIA  (1) > O AMOR
José Vanin Martins



A LEMBRANÇA QUE FICOU ESCRITA:

MARCOS 12,28b-30 «Qual é o primeiro de todos os mandamentos29 Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! 30 E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força.

MARCOS 12,31 31 O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois



JOÃO 13,34-35   34 Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. 35 Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos

TIAGO 1,   26 Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. 27 Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.  



MINHA  COMPREENSÃO:

      Este mandamento é válido para as pessoas de todas as religiões. 




        Nenhuma religião ou adoração pode deixar de fora a dimensão do amor ao próximo. Jesus acrescenta que o segundo mandamento está no mesmo patamar do primeiro.


         No mandamento que Jesus nos deixa, nada fala de religião, nem de amar a Deus e sim de nos amarmos como Ele nos amou. A prática religiosa deve-nos levar ao amor e é no amor que ele quer  que nos reconheçam como seus discípulos.

         Tiago, um dos discípulos que sempre esteve mais próximo de Jesus, resumiu o que seria a prática religiosa:
  1. controlar a língua;
  2. exercer a caridade (órfãos e viúvas)
  3. manter-se livre da corrupção.

Jesus tira o foco dos TEMPLOS como espaços sagrados onde se devam adorar a Deus. O Pai procura adoradores que o adoram em espírito e verdade. Foi este o exemplo que Jesus nos deixou fazendo suas orações fora do Templo e ensinando-nos que o quarto do lar pode ser um lugar sagrado para esta adoração (Mateus 6,5-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário