segunda-feira, 23 de outubro de 2017

PRINCÍPIOS ÉTICOS DO AE
10º. PROMOVER A ESPIRITUALIDADE DO GRUPO FAMILIAR RESPEITANDO AS OPÇÕES DE CADA UM   - José Vanin Martins
1.   VER –
     Considero-me um ser espiritual. Sou também religioso. Tenho minha religião definida. Dentro da minha casa, da minha família existem pessoas de outras diferentes religiões e isto não impede que o grupo familiar tenha seus momentos comuns para promover a espiritualidade. Promover a espiritualidade não é promover alguma prática religiosa de uma determinada religião.
2.   É possível e até necessário que se promova a unidade entre tantas diferentes religiões, especialmente quando se vive na mesma família. Já no fim de sua vida terrestre, no capítulo 17 de João Jesus ora ao Pai pedindo pela unidade daqueles que na terra continuarão a sua missão. Por quatro vezes, Jesus pede: PARA QUE ELES SEJAM UM, SEJAM PERFEITOS NA UNIDADE.
3.   Como isto é possível quando cada um adora a Deus em templos diferentes e de maneiras diferentes? Esta resposta, a Samaritana ouviu de Jesus: «Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora, em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém... 23 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade Jo 4,21.23-24
4.   Adorar a Deus em espírito e verdade é, reconhecer sempre: “Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele 1Jo 4,16.” E João fala claramente:20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21 E este é justamente o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão 1Jo 4,20-21.”
5.   Promover a espiritualidade é promover toda forma possível de amar que constrói a unidade. Amar com respeito, amar com compreensão, amar com partilha, amar com perdão, amar com humildade, amar com serviços, amar com alegria, amar com zelo, amar com todo o seu ser. Assim fazendo promovemos a vida de Deus em nós e em todos os que amamos.
6.   AVALIAR:
- Tenho a presunção de apresentar a minha religião como a única e verdadeira?
- Tenho respeitado as diferentes práticas religiosas do outro?
- Tenho promovido a unidade entre os diferentes membros das diferentes religiões?
- Tenho promovido constantemente o amor que une os membros de minha família?
7.   AGIR:
- Descobrir a presença do AMOR DE DEUS nas pessoas de religiões diferentes da minha.
- Promover aquilo que une as pessoas dentro da mesma casa.

- Promover ou participar de momentos comuns de oração e/ou atividades com pessoas de outras diferentes denominações religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário