quarta-feira, 1 de novembro de 2017

31- AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
****************************************************************************************
SÉRIE  D-  11º.  PRINCÍPIO:  1 – A EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA TEM O OBJETIVO DE ORDENAR E ORGANIZAR NOSSA VIDA E DE NOSSA FAMILIA  – PRINCÍPIO ORGANIZADOR
COM ENFOQUE EU
1.     VER –
Quando se fala em disciplina alguns podem pensar em castigo, em coisa ruim. Relaxar tornou-se a prática comum. Até na natureza já não aparecem claramente as quatro estações do ano. Efeito estufa, efeito el nino, tudo resultado do desrespeito às exigências de ordem da natureza.  Mas o sol, a lua, as estrelas, os astros e satélites continuam na exibição de seu ritual.  Ainda bem..., ou a nossa desordem conseguirá desmantelar até mesmo a ordem do universo.
2.     Eu já joguei papel, plástico, latinhas, garrafas na calçada ou rua e, reclamei das enxurradas alarmantes porque as bocas dos bueiros estão entupidas. Já pisei na grama do canteiro para encurtar o caminho. Já quebrei brotos de árvores em lugares públicos. Já polui margens dos rios e da praia. Já andei com o escapamento quebrado poluindo o ar e já muitas vezes contribui com a poluição sonora. Para tirar vantagens, nem sempre observei as leis de trânsito. Tudo isto é falta de ordem e disciplina que meus filhos presenciaram.  
3.     Em casa já fui alvo de observação ao entrar com os calçados sujos, ao deixar a roupa jogada no banheiro, ao deixar os objetos de uso pessoal fora do lugar, ao não colaborar com a limpeza da cozinha, ao descuidar de aguar as plantas, ao descuidar da limpeza do carro, ao desleixar-me do asseio dos calçados, ao comer rápido e sem mastigar. Tudo isto se soma como falta de ordem e disciplina. E meus filhos me observam.
4.     Esta postura de indisciplina repete-se no ambiente de trabalho... talvez, em menores proporções para salvar a imagem ou por exigência do próprio local de trabalho. Já me falaram que a desordem externa reflete a desordem interior. Em alguns casos reflete no descuido da própria saúde: disciplina alimentar, exercícios físicos, exames médicos de rotina, horas de sono, excesso de trabalho... Pode refletir na ausência da espiritualidade.
5.     AVALIAR –
·       - Já parei para pensar na importância da disciplina em minha vida?
·       - Por viver estressado fora de casa, descuido da disciplina dentro de casa?
·       - Até onde, critico nos outros aquilo que não faço?
·       - Sei em que ponto estou mais fraco na exigência da própria disciplina?
            6. AGIR –                                  
·       - Refletir e descobrir a vantagem que a disciplina pode trazer para minha própria vida.
- Corrigir o meu ponto mais fraco de indisciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário