sábado, 23 de setembro de 2017

PRINCÍPIOS ÉTICOS DO AE
9º. PARTILHAR NO GRUPO FAMILIAR EVENTUAIS SITUAÇÕES INCOMPATÍVEIS COM SUA PROPOSTA DE VIDA   - José Vanin Martins
1.     VER –
Este princípio nos faz questionar qual é a proposta de vida que a família tem. Esta proposta deve ser clara e identificada por todos. Cabe aos pais despertarem os filhos para uma proposta de vida. Corremos o risco de fugir da vida real diante de tantos desenhos animados, de tantos filmes, de tantos vídeos. Ficamos presos à tela e deixamos a vida passar. Diante da tela podemos rir, desabafar, chorar e a nossa vida pessoal continuar na mesma.
2.     Seria oportuno desligar-se da “tela”,  fincar os pés no chão  e construir uma proposta de vida familiar.  Nesta proposta vão entrar os valores da própria vida. Será uma construção coletiva. Um primeiro valor o da convivência respeitosa. Aconteça o que a acontecer o RESPEITO deve existir em todos os relacionamentos. Um segundo valor é o CRESCIMENTO. Não podemos estacionar. Quem estaciona perde a viagem. O crescimento é o desejo desde a primeira infância e deve ser continuado. Aprender andar, falar, cooperar, conhecer o novo, estudar...
3.     Na proposta de vida onde convivo e cresço há um custo necessário. Quem paga todo o qualquer crescimento é o TRABALHO. O trabalho é tão necessário que custa o suor de nosso rosto (Gen 3,19)  e garante o  nosso alimento e quem não trabalhar não deve comer (1Tes 3,10).  Nem mesmo a busca do conhecimento, dos estudos pode nos dispensar do trabalho. Algumas vezes o estudo toma forma de trabalho, mas isto é passageiro. Estuda-se para ter um TRABALHO mais produtivo e compensador.
4.     Na proposta de vida o tempo do descanso para o louvor é uma necessidade espiritual. Nem mesmo o trabalho escravo pode impedir este desejo de Deus: “Deixe meu povo partir para que celebre uma festa para mim no deserto Ex 5,1». O tempo da ESPIRITUALIDADE deve ser um tempo de festa para o louvor. Tempo de gratidão, de descanso. Tempo de se valorizar a proposta de vida. Vida é sempre um presente.
5.     Esta proposta de vida pode encontrar  obstáculos em eventuais situações. O membro familiar com maior sensibilidade para perceber situações incompatíveis aos valores propostos deve partilhar entre todos o que está acontecendo. Em cada diferente momento da vida familiar existe diferentes “cantos de sereia” que podem desviar um ou outro membro desta proposta de vida. Quem tem uma proposta de vida acaba encontrando o SENTIDO DA PRÓPRIA VIDA.
6.     AVALIAR
- Quais os valores presentes na proposta de vida de nossa família
- Enumerar algumas eventuais situações incompatíveis a proposta de vida familiar.
- Qual o nosso comportamento diante de uma situação incompatível.
- Existe um valor mais difícil de ser construído?
- Existe alguma reunião familiar para conversar e construir estes valores?
7.     AGIR
- Reunir a família e escolher alguns valores para uma construção comum.
- Criar mecanismo de ajuda mútua para a construção destes valores.

            - Descobrir o SENTIDO DA PRÓPRIA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário