sábado, 19 de agosto de 2017

FÉ E CIDADANIA – 9 José Vanin Martins
EM QUEM O POVO DEVE ACREDITAR
O primeiro passo de Moisés e Aarão foi reunir todos os anciãos de Israel Ex 4,29 e comunicar que Deus se interessa, se ocupa de seu povo. Hoje diante de tanta opressão, o povo até se esquece que Deus se ocupa dele. Moisés mostrou os sinais de Deus. Um primeiro sinal forte que Moisés mostrou foi a escolha do lado em que ficou. Moisés ficou do lado do povo sofrido e não do lado do Faraó.
Acabamos de ver a escolha do lado que a grande maioria dos deputados ficaram: do lado do Temer, o faraó, ou do lado do povo. Em Goiás 12 ficaram do lado do Temer e apenas 4 do lado do povo. O Faraó e os que estão de seu lado só sabem oprimir mais o povo. As reformas atingem os mais fracos com mais opressão. Nada de mexer nas grandes fortunas, nos grandes salários, nas grandes aposentadorias. Quando se trata destas, defendem-se dizendo: “direito adquirido” e, para os já empobrecidos: “direitos perdidos”.
A Bíblia, usa grande parte de seus escritos, para mostrar, revelar que Deus tem um projeto para o POVO, para a NAÇÃO. É muito mais que uma salvação intimista, individualista e egoísta para cada um.
É preciso que os espaços sagrados de adoração voltem a revelar para o povo que Deus ainda cuida, zela pelo bem comum de todos.
É preciso que a vozes dos oprimidos se somem e aumentem o clamor contra a opressão que se agiganta até ensurdecer a voz dos tiranos do poder exigindo que o povo ainda produza mais com menos direitos Ex 5,1-18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário