domingo, 20 de agosto de 2017

26-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
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SÉRIE  D-01  8º.  PRINCÍPIO:  3 –DA CRISE BEM ADMINISTRADA, SURGE A POSSIBILIDADE DE MUDANÇA POSITIVA – PRINCÍPIO ESPERANÇADOR
EU E AS CRISES DA SOCIEDADE
VER –
1.     A sociedade exige cada vez mais que as pessoas tenham. TER tornou-se o valor de status. Quem tem torna-se alguém. Todo mundo correndo atrás do ter. Ter, o que? Em primeiro lugar ter os bens de consumo, ter o lançamento do último celular, da última moda do vestuário, ter o lançamento do último tênis, do último carro. Até os mais discretos não conseguem esconder o orgulho do bem adquirido. O modo de obter torna-se até secundário.  Até no religioso criou-se a “teologia da prosperidade” para pacificar a consciência daqueles que querem apenas acumular: “a riqueza pessoal é bênção de Deus”.
2.     Criou-se a crise de identidade. O que é ser importante na vida? Escola é laboratório de cidadania ou simples espaço de aprendizagem de conhecimentos? Conhecimentos  para trabalhar em qual mercado de trabalho, onde e como? O professor está preparado e pode formar o aluno para o exercício da cidadania? O professor é reconhecido, como? Numa total inversão de valores não se questiona o alto salário de jogadores e o baixo salário dos professores. Quem serve como exemplo de herói, de ídolo nos dias de hoje? 
3.     Em que medida, em nossa casa, vivemos o modo da sociedade que é capitalista, consumista, individualista, egoísta e acumulativa?  Com a perda de identidade surge a corrupção, a violência e o tráfico de drogas ocupando o maior espaço de todo jornalismo. Como cresce e se desenvolve a criança e o jovem num ambiente como este? Onde ainda são semeados os valores do trabalho,  do amor, do respeito, da solidariedade, da honestidade, da justiça, da partilha e do perdão?  
4.     Contrariando o modo de ser da sociedade atual cabe aos pais desafiarem seus filhos colocando o freio no consumismo,  limites nas atitudes desrespeitosas, disciplina no cumprimento dos deveres da escola e da casa. E se o filho chorar ou resistir? É melhor que filho chore, aprenda a obrigação da obediência, ouça a força de um não agora e, assim esteja preparado e fortalecido para as dificuldades da vida como adulto.

AVALIAR
5.     Como está a força do consumismo na família?
Em casa prevalece o espírito de acumular ou de partilhar?
Dá para perceber quem serve de modelos e ídolos dentro da família?
O que mais está provocando a crise dentro da família?
Qual o maior valor presente dentro de casa?

AGIR
6.     Vou começar doando o que há de supérfluo no vestuário e calçados em casa.
Vou rever o costume de comprar roupas e calçados “só” de marcas.
            Vou estar atento para valorizar mais o ser do que o ter.

            Vou assumir a minha responsabilidade de pai/mãe exercendo minha autoridade.

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