26- AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE José Vanin
Martins
****************************************************************************************
SÉRIE
D-01 8º. PRINCÍPIO:
3 –DA CRISE BEM ADMINISTRADA, SURGE A POSSIBILIDADE DE MUDANÇA POSITIVA
– PRINCÍPIO ESPERANÇADOR
EU E AS CRISES DA
SOCIEDADE
VER –
1.
A sociedade exige cada vez mais que as pessoas tenham.
TER tornou-se o valor de status. Quem tem torna-se alguém. Todo mundo correndo
atrás do ter. Ter, o que? Em primeiro lugar ter os bens de consumo, ter o
lançamento do último celular, da última moda do vestuário, ter o lançamento do
último tênis, do último carro. Até os mais discretos não conseguem esconder o
orgulho do bem adquirido. O modo de obter torna-se até secundário. Até no religioso criou-se a “teologia da
prosperidade” para pacificar a consciência daqueles que querem apenas acumular:
“a riqueza pessoal é bênção de Deus”.
2.
Criou-se a crise de identidade. O que é ser importante
na vida? Escola é laboratório de cidadania ou simples espaço de aprendizagem de
conhecimentos? Conhecimentos para
trabalhar em qual mercado de trabalho, onde e como? O professor está preparado
e pode formar o aluno para o exercício da cidadania? O professor é reconhecido,
como? Numa total inversão de valores não se questiona o alto salário de
jogadores e o baixo salário dos professores. Quem serve como exemplo de herói,
de ídolo nos dias de hoje?
3.
Em que medida, em nossa casa, vivemos o modo da
sociedade que é capitalista, consumista, individualista, egoísta e acumulativa? Com a perda de identidade surge a corrupção,
a violência e o tráfico de drogas ocupando o maior espaço de todo jornalismo.
Como cresce e se desenvolve a criança e o jovem num ambiente como este? Onde
ainda são semeados os valores do trabalho, do amor, do respeito, da solidariedade, da
honestidade, da justiça, da partilha e do perdão?
4.
Contrariando o modo de ser da sociedade atual cabe aos
pais desafiarem seus filhos colocando o freio no consumismo, limites nas atitudes desrespeitosas,
disciplina no cumprimento dos deveres da escola e da casa. E se o filho chorar
ou resistir? É melhor que filho chore, aprenda a obrigação da obediência, ouça
a força de um não agora e, assim
esteja preparado e fortalecido para as dificuldades da vida como adulto.
AVALIAR
5.
Como está a força do consumismo na família?
Em casa prevalece o espírito de acumular ou de partilhar?
Dá para perceber quem serve de modelos e ídolos dentro da
família?
O que mais está provocando a crise dentro da família?
Qual o maior valor presente dentro de casa?
AGIR
6.
Vou começar doando o que há de supérfluo no vestuário e
calçados em casa.
Vou rever o costume
de comprar roupas e calçados “só” de marcas.
Vou estar atento para valorizar mais
o ser do que o ter.
Vou assumir a minha responsabilidade
de pai/mãe exercendo minha autoridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário