domingo, 23 de julho de 2017

FÉ E CIDADANIA – 8   José Vanin Martins
NAS DIFICULDADES PROCURE SOMAR!

            O LIVRO DO ÊXODO do capítulo 3,11 até o capítulo 4,14 fala do medo e das desculpas de Moisés para fugir da responsabilidade que Deus estava lhe confiando: libertar o seu povo, o povo de seus irmãos da escravidão do Egito. Diz o texto que Deus ficou irritado com as desculpas e o medo de Moisés. A missão realmente era grande demais. Era justo que Moisés tivesse medo. Não era missão para uma pessoa só.  Javé ficou irritado com Moisés e lhe disse: «Você não tem o seu irmão Aarão, o levita? Sei que ele sabe falar bem  Ex 4,14”.
            Uma primeira aprendizagem, diante de uma missão difícil, diante do medo, antes de pensar em fugir da luta, devo pensar nos companheiros, com os mesmo ideais,  com qualidades diferentes, que se somarão no trabalho. Uma das dificuldades é querer fazer tudo sozinho. É preciso sonhar alto e sonhar juntos. Expor nossos pensamentos. Jesus também nos deu este exemplo. Antes de iniciar sua tarefa, vendeu sua ideia para doze. Eles iriam acompanha-lo por algum tempo, conhecer seu modo de trabalhar, para depois  serem convocados Mc 3,16. Dos doze um acabou traindo, mas antes, outros setenta e dois Lc 10,1-17, já tinha se somado aos doze.
            A cidadania se faz somando. Na política há divisões. Até mesmo se chamam de “partidos”. Agora, uns “espertinhos” querem escolher outras siglas que excluam a palavrinha “partido”. Teriam também melhorado o comportamento? Pensam o Brasil, como nação de um povo inteiro?

            Para MOISÉS ficou claro que a proposta de Deus era para todo um povo. Este povo não poderia ter divisões ou partidos. A igualdade deveria ser a nova lei social. A terra foi igualmente dividida entre as doze tribos. Bem antes que isto acontecesse, muita coisa aconteceu. Vamos passo a passo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário