terça-feira, 25 de julho de 2017

ESPAÇO DO AMOR EXIGENTE.
PRINCÍPIOS ÉTICOS DO AE
7º. AGIR COM RESPEITO E FRATERNIDADE NO RELACIONAMENTO COM SEUS PARENTES E AFINS
VER –
1. Agir com RESPEITO. Há diferentes formas de entender o RESPEITO. A primeira (res= coisa; pectus= peito, coração). Coisas do peito, coisas do coração. Agir com o coração.
A segunda (re= outra vez; specere= olhar). Olhar outra vez. Agir olhando oura vez. Quando olho meus parentes e amigos, devo olhar com o coração e olhar outra vez, mais uma vez, para sempre acertar. AGIR querendo sempre acertar, agir com o coração é olhar o parente e amigos com compaixão, com amor.
2. Ainda mais, devemos agir com fraternidade. É outra palavra rica. Frater me faz lembrar de irmão; terno me faz lembrar de ternura. Olhar o outro como irmão e com ternura. Olhar o outro não como concorrente, inimigo e sim como parte de mim mesmo. Eu, só, nunca sou completo. Sou limitado. Para nascer precisei do encontro de dois. A vida é um continuo AGIR com o outro, é um relacionar-se com o outro. É criar laços com o outro.
3. No relacionamento de parentesco deve sobressair o sentido de pertença. Pertencer á mesma família, ter um mesmo sobrenome, devo-me sentir orgulhoso. A pertença á mesma família lembra-me de raízes que são comuns. Quando as raízes se entrelaçam devem criar alegria responsável de um cuidar do outro. O mesmo tronco familiar com diferentes galhos e cada galho produzindo seus próprios frutos, porém, sempre unidos ao mesmo tronco.
4. O sentido de pertença pede a aproximação. A partilha do que sou, do que tenho, do que posso, do que sei deve começar dentro de casa. É em casa que devo exercitar a minha tomada de atitude de respeito e fraternidade, com meus pais e meus irmãos. Exercitar a escuta, o respeito, a ternura, a partilha cria um ambiente gostoso de viver.
AVALIAR-
5. - Conheço a história de meus pais e avós?
- Como me relaciono com meus pais e irmãos?
- O que representam meus tios e meus primos?
- Costumo participar dos encontros de família?
- As diferenças entre os parentes se somam ou separam?
- EM MINHA FAMÍLIA HÁ SENTIMENTO DE PERTENÇA (UM POR TODOS E TODOS POR UM?).
AGIR
6. - Tratar meus pais com respeito, atento às suas necessidades.
- Tratar meus irmãos procurando criar laços de ajuda mútua.
- Visitar os parentes sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário