segunda-feira, 1 de maio de 2017

DIA DO TRABALHADOR
1º./05/2017
  
            Aprendiz da vida. A primeira vez que fui escrever sobre o DIA DO TRABALHO, como está escrito na maioria dos calendários, um amigo chama-me atenção dizendo: “não diga dia do trabalho e sim DIA DO TRABALHADOR. Pense e descubra que é o TRABALHADOR quem é digno de toda homenagem e descanso”. Pensei e descobri que ele tinha razão.
            Em 2017 querem ou conseguiram tirar do trabalhador todos seus direitos e dignidade. Agora, mais do que nunca, com a introdução do “banco de horas trabalhadas”, o trabalhador que se prepare pra trabalhar mais, como máquina produtora, se quiser ganhar um pouco mais.
            Fiquei a pensar que se Jesus tivesse alguma influência seria lembrado como sendo o primeiro contra o banco de horas. Na Parábola dos Trabalhadores contratados para trabalharem em sua vinha (Mt 20,1-15), chamou atenção para a crise de desemprego, já naquela época; chama mais ainda a atenção pelo pagamento generoso que fez. Pagou para todos o mesmo valor, porque pagou para todos segundo as iguais necessidades. Os trabalhadores da Parábola, como os trabalhadores de hoje, estão desunidos e não lutam pelos seus iguais direitos.

            Tiago, com a mesma sensibilidade de Jesus, em sua carta, foi quem mais defendeu os trabalhadores e denunciou toda exploração que já naquela época se fazia. Suas palavras hoje parecem um tanto esquecidas. Por ser o DIA DO TRABALHADOR vamos relembrá-las: “1 E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. 2 Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; 3 o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. 4 Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! 6 Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.” Tiago (5,1-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário