sábado, 13 de maio de 2017

19-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE       José Vanin Martins
***************************************************************************************************
SÉRIE  D-01  5º.  PRINCÍPIO:  3 - A CULPA TORNA VOCÊ INDEFESO E SEM AÇÃO   

VER – EU E A SOCIEDADE  
1.     - Como nasceu e cresceu em minha vida o sentimento de culpa. Fui eu quem me culpei por primeiro ou foram os outros quem me culparam? Culpa de que? Culpado por quem? Quase sempre o sentimento de culpa nasce das próprias comparações que faço. Quero comparar o resultado da educação que dei dentro de minha casa com outras casas, seja de vizinhos ou parentes. Muitas vezes aproximo-me dos outros já me condenando por aquilo que não deu certo.
2.     - Fecho-me dentro de minha casa e até dentro de mim mesmo. Começo a ter medo do que o s outros irão dizer. Ninguém me disse nada, mas já me sinto condenado. Parece-me que todos vão apontar o dedo e me condenar. Condenar-me do que? A condenação que mais machuca é a condenação dos próprios filhos quando dizem: “eu sou assim por sua causa”. Esqueço-me que não existe lar perfeito. Nas famílias dos patriarcas, o desencontro entre irmãos, a briga entre os familiares não impediram que eles continuassem a luta pela vida e a busca de Deus.
3.     - A decisão de libertar-me deste sofrimento de viver culpando-me só depende de mim. Cada qual é responsável pelos seus próprios atos. Não posso assumir o peso da culpa do outro. Cada qual deve carregar sua própria cruz. Assim também não posso culpar o outro pela minha infelicidade. Sentir-se culpado pelos grandes defeitos que vejo nos outros, especialmente em meus filhos, impede-me de ver pequenas mudanças que preciso fazer para a vida tornar-me mais leve e feliz.

AVALIAR:
4.     - Já perdi muito tempo querendo controlar a vida dos outros?
- Já me senti desorientado quando me culparam de alguma coisa?
- A experiência de querer comparar a minha família com a do “vizinho” trouxe-me algum bem?
5.     - Conheço modelos de famílias na sociedade que servem de exemplo para as demais?
- O que mais me prejudica culpar alguém ou sentir-me culpada?
- Já culpei meu marido, meus filhos ou... pela minha infelicidade?
- Existe algum caminho para se libertar do sentimento de culpa?

AGIR:
6.     - Exercitar-se na confiança da capacidade do outro.
- Observar e apontar mais as qualidades do outro
 - Dê uma boa gargalhada quando se sentir culpada.
7.     - Deixar que o outro também assuma as consequências de seus próprios atos.
- Fechar os ouvidos e o coração para as acusações de culpas por parte de terceiros.

- Cair, errar é humano; levantar-se, corrigir-se é divino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário