domingo, 9 de abril de 2017

ASSIM COMPREENDO A FALA DE MEU DEUS
8.     A INICIATIVA DAS MULHERES

            Hoje a sociedade é machista? No passado era muito mais. Ainda estamos no Antigo Testamento. Até Deus é visto como homem.
            Nesta sociedade “machista” foi Sara quem tomou a iniciativa de mandar Abraão expulsar seu filho Ismael com sua mãe Agar. Agora é REBECA quem toma toda iniciativa na defesa do filho JACÓ, o mais novo. Contrariou as leis e os desejos de Isaac que preferia ESAÚ. Esaú, por lei e pela vontade do pai teria o direito da “primogenitura” . Rebeca muda o rumo da tradição e torna Jacó, o mais novo, o seu filho preferido, o novo condutor da história do povo de Deus. Toda esta historia é contada de maneira deliciosa no capitulo 27 de Genesis.
            Jacó para se livrar da fúria de seu irmão, mais que depressa, obedece os conselhos de seus pais e foge para perto da família de Rebeca, para escolher como noiva, uma jovem que fizesse gosto de seu pai e de sua mãe. Gen 27,42-44
            É nesta fuga, segundo ficou registrado, que ele teve um sonho de seu encontro com Deus Gen 28,10-19 e,  ao acordar fez a seguinte promessa: “«Se Deus estiver comigo e me proteger no caminho por onde eu for, se me der pão para comer e roupas para vestir, 21 se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então Javé será o meu Deus. 22 E esta pedra que ergui como estela será uma casa de Deus, e eu te darei a décima parte de tudo o que me deres».
            Esaú, revoltado desobedece a seus pais, e toma como esposa, além das que já tinha uma mulher fora de sua família, de seus parentes Gen 28,6-9.

            Assim, fiel e obediente a seus pais, JACÓ torna-se herdeiro das bênçãos de Deus e de suas promessas, conforme ficou escrito no 5º. Mandamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário