segunda-feira, 10 de abril de 2017

É TEMPO DE PÁSCOA, (1)
Muitas igrejas continuam na contramão dos ensinamentos de Jesus

            Fico sempre a pensar que Jesus andou na contramão da história e da religião. A maioria do povo judeu nunca esperava que fosse revelado o rosto de Deus. O Deus do judeu não tinha imagem, não tinha rosto. Ninguém podia vê-lo; quem visse a Deus morreria Ex 33,20
            Jesus veio. Disse que ele era a presença de Deus, a presença do Pai aqui na terra Jo,12,45. Jesus veio revelar o grande amor de Deus. Deus não faz distinção de pessoas. Ele manda a chuva, o sol, sobre os bons e os maus, sobre os justos e injustos Mt 5,43-48. O amor de Deus é para todos. A vontade do Pai é que ele não perca ninguém e ressuscite a todos no último dia Jo 6,39. Na cruz Jesus escancarou as portas do céu, perdoando a todos Lc,23,34 .
            O único mandamento deixado por Jesus foi o AMOR Jo 13,34-35. Mas, o amor, como ele nos amou, fazendo o bem para os marginalizados e dando sua própria vida Jo 15,12-13. É, amando, é fazendo o bem que seremos reconhecidos, como seus discípulos.
            Jesus revelou o AMOR DO PAI fazendo sempre o bem, e, em especial, para os marginalizados.  Nesta prática Jesus foi longe demais. Ele ousou dizer que Deus tem um rosto, o rosto do marginalizado. Quem encontrar um marginalizado e fizer o bem é a DEUS quem está fazendo. Muitas vezes ressaltou esta verdade. Na parábola do rico e do pobre Lázaro Lc 16,19-31, na parábola do Juizo Final Mt 25,31-46, na proclamação da verdadeira felicidade Lc 6,20-26 e na parábola do Samaritano Lc 10,25-37, e...

            No tempo de Jesus e ainda hoje, muitas Igrejas com seus cultos e celebrações, desviam a atenção do encontro de Jesus no marginalizado e, deixam de proclamar a justiça de Deus, a favor do empobrecido contra toda política de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário