domingo, 2 de abril de 2017

ASSIM COMPREENDO A FALA DE MEU DEUS
7.      A FAMILIA DE ISAAC É SINAL

            Chamamos a primeira parte da Bíblia de Antigo Testamento. O nome já diz que ali se trata das histórias antigas que tentam narrar de como antigamente as famílias foram tendo intimidade com Deus. São famílias iguais às nossas, nem piores, nem melhores. Deus se deixou encontrar por elas. Elas são tidas como “famílias sinais” de como de maneiras diferentes Deus se deixa encontrar.
            Abraão teve um cuidado todo especial para que seu filho se casasse com uma jovem filha de seus parentes. Dá para um empregado de sua confiança a responsabilidade de fazer esta busca. O empregado vai para as terras de origem de Abraão e lá encontra REBECA, filha de Batuel que é filho de NACOR, irmão de Abraão.
Toda esta história foi passada de geração em geração até ser registrada num escrito novelesco para ser gravada na mente e no coração das próximas gerações.   
            A história se repete, REBECA  também era estéril e Deus atendeu  as orações de Isaac e Rebeca teve dois filhos gêmeos: ESAU E JACÓ Gen 25,19-26. Isac, o pai, se afeiçoou mais com ESAÚ, o caçador e sua mãe teve mais preferencia com JACÓ, o lavrador Gen 25,27-28
            Até hoje são histórias que se repetem. Famílias onde irmãos não se entendem e os pais tomam partido pelo filho preferido. E, Deus toma partido nestas histórias?


Nenhum comentário:

Postar um comentário