sexta-feira, 31 de março de 2017

FÉ E CIDADNIA

Há algum tempo existe no meio de Igrejas cristãs um movimento chamado FÉ E POLÍTICA. Hoje, parece-me estar bastante inerte. Interessei-me por este movimento e acompanhei suas reflexões e até em algumas ocasiões assessorei grupos que queriam refletir este tema. Sem ser filiado militei no PT. ... e, confesso, que não estou satisfeito com o rumo da política.
Conversando com amigos e refletindo cheguei à conclusão que falta uma reflexão básica FÉ E CIDADANIA. Entenderei melhor de política quando entender melhor do exercício de minha cidadania a partir de minha fé. SER CIDADÃO NA FAMILIA, NA SOCIEADE, NA IGREJA.
Vejo-me perguntando, desde 2.008, qual a causa da grande indiferença por política e a pouca participação das pessoas na defesa de seus direitos civis? É quase como uma alienação, uma entrega resignada de seus direitos de cidadão. Teria algum espaço onde esta prática poderia e deveria ser incentivada? O que dificulta este conhecimento e esta prática?
Estaria esta leitura de Paulo sustentando uma prática política alienante, quando afirma que a nossa cidadania está até no céu: “20 A nossa cidadania, porém, está lá no céu, de onde esperamos ansiosamente o Senhor Jesus Cristo como Salvador. 21 Ele vai transformar nosso corpo miserável, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, graças ao poder que ele possui de submeter a si todas as coisas Fil 3,20-21”.
Na compreensão da leitura que faço da Bíblia, todos os homens de fé, inclusive Paulo, exerceram com sabedoria e garra o exercício de sua cidadania. Vamos conversar sobre isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário