sexta-feira, 28 de abril de 2017


17- AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE ******************************************************************
SÉRIE D-01 5º. PRINCÍPIO: 1-A CULPA TORNA VOCÊ INDEFESO E SEM AÇÃO 
 VER – EU E MINHA CULPA
1. Sentir-se culpado é bom ou mal? Consigo lembrar-me da primeira vez que me senti culpado? O sentimento de culpa é o sinal vermelho da minha fragilidade humana. Não posso tudo, não sou dono de tudo. Não controlo tudo. Posso dizer que até o mundo criado saiu do controle de Deus... embora, Deus não seja limitado. Sou limitado trabalhando com as limitações do outro.
2. Quanto mais me sentir capaz da perfeição, mais sofro quando erro e me veja imperfeito. O mais sofrido ainda é quando sei que os outros perceberam a minha fraqueza. Sempre tive a tentação de me apresentar capaz e auto suficiente. As coisas podem acontecer erradas. Ninguém é capaz de tudo controlar. Não devo buscar a resposta do erro culpando a mim mesmo ou ao outro. É triste, é pesado viver comigo mesmo acompanhado a todo instante do sentimento de culpa. O sentimento de culpa me machuca e não me cura.
3. Por mil motivos diferentes, todos têm a sua primeira vez em fazer uma escolha errada. Esta escolha desencadeia novas escolhas e assim se torna cada vez mais difícil acertar. Muitas vezes para me aliviar da escolha errada observo os outros e digo, ainda bem que não sou o único. Esta comparação em nada ajuda. Pelo contrário, encontro um falso alívio, por mais esta escolha errada da comparação.
AVALIAR:
4. Já percebi que o sentimento de culpa me faz ficar dando voltas em torno do “toco”? O que fazer então? Há um único caminho novo a ser feito. É começar fazer diferente. É aceitar com humildade que posso errar e errar é humano. Devo-me perdoar assim como devo perdoar os outros que erram e também estão se sentindo culpados.
5. Quando me sinto culpado por ter “ferido alguém”, preparo-me para fazer as reparações devidas?
Sou capaz de agradecer alguém que me corrige? Esta gratidão, torna-se luz, para a minha mudança e cria possibilidades de crescimento.
6. Sou eterno aprendiz do bem. A correção de um erro agora impede a minha destruição amanhã. -
 Cair é humano; levantar-se é sagrado. Este é o melhor exemplo que posso oferecer
AGIR:
7. Ao errar vou vencer o sentimento do orgulho que me condena; vou adquirir o sentimento de humidade que me leva ao arrependimento e me liberta.
8. Ao arrepender-me de meu erro vou buscar orientação segura que me leva a novas escolhas e a novos comportamentos.
9. Não acusarei o outro pelos seus erros, mas compreendo que ele tem sua fraqueza e, no momento precisa de um ombro amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário