domingo, 26 de março de 2017

ASSIM COMPREENDO A FALA DE MEU DEUS
6.      ISAQUE, O FILHO AMADO
José Vanin Martins – 

            Sara era uma mulher muito bonita e 10 anos mais nova que Abraão. Por duas vezes, por causa desta beleza foi levada para o palácio de reis,  que a desejavam como mulher. Uma  vez no Egito Gn 12,10-20 e, a outra vez no pais de Gerar Gn 20,1-7. Era apaixonada por Abraão e também ciumenta. Por ser apaixonada deixa tudo, a segurança da Mesopotâmia para ir atrás de um aventureiro sonhador com 75 anos.   
           Segundo os relatos bíblicos Sara quando ficou grávida tinha 90 anos e Abraão 100 anos. O casal no crepúsculo da fertilidade teve ISAQUE, o filho da alegria. Só sendo um milagre de Deus, assim acreditaram Sara e Abraão. Por ele, à pedido de Sara, Abrão, embora contrariado, expulsou seu filho Ismael junto com a mãe dele da própria casa Gn 21,9-11.
            Abraaão ainda estava no caminho da descoberta do verdadeiro rosto de Deus. Na religiosidade dos povos antigos, os Deuses eram tão cientes de sua glória a ponto de exigirem que os filhos primogênitos fossem sacrificados como a maior de todas as ofertas sagradas. Assim também pensava Abraão.
            Abraão também se submeteu á esta cultura e já estava pronto para sacrificar seu único filho, quando escutou uma voz, que acreditou ser enviada de Deus: “12 O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho Gn 22,12.
            Cada pai e mãe deve estar atento à fala de Deus: Não machuque seu filho e não lhe faça nenhum mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário